Quais são as desvantagens do Duolingo?

 

Um dos aplicativos de ensino de línguas mais populares do mundo é o Duolingo. O “app da coruja” é, de fato, muito prático, e conta com duas versões, a gratuita e a paga.

Na sua versão gratuita, ele é perfeito, para você aprender as palavras e estruturas mais básicas de uma língua. Já na sua versão paga, ele permite um ensino de línguas tão completo, quanto os antigos cursos de línguas à distância, feitos com fitas cassete (depois, CDS) e livros.

Assim, milhares de pessoas, em todo o mundo têm estudado línguas através do aplicativo, o que tem feito algumas escolas de idiomas suporem ou anteverem o “fim dos cursos de línguas”.

Porém, isso está longe de acontecer, porque o app não “funciona” para todas as pessoas. E aqui, não estamos falando da parte técnica, mas da parte pedagógica. Há pessoas que não se adaptam ao Duolingo, porque ele traz desvantagens.

Você sabe quais são elas? veja o que o app tem de “ruim”, e descubra se ele serve para você.

 

1.      Falta de apoio de um professor

Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender línguas com apoio de um professor, porque o docente consegue dar apoio individual ao estudante, além de trabalhar questões culturais, trabalhar aspectos de pronúncia e escrita, dentre outros.

No Duolingo, essa interação não existe, pois o app não tem docentes. Há uma versão paga, feita para escolas, que permite que professor e alunos interajam, mas a versão para usuários individuais não traz essa opção.

Para quem prefere apoio individual, isso pode ser um problema, porque o aluno precisa aprender questões de gramática, cultura e pronúncia por si.

 

2.      Conteúdos genéricos

Os conteúdos do Duolingo são mais genéricos, e há exercícios com frases aparentemente aleatórias e sem uso prático. Ou seja, eles trazem vocabulários gerais, mais para você aprender palavras, do que desenvolver autonomia comunicativa.

Escolas de idiomas usam livros, e neles, geralmente, há “narrativas didáticas”, ou seja, uma história que leva o aluno até o conteúdo linguístico, incitando-o a fazer paralelos entre as personagens e sua própria vida.

Há estudantes que preferem esse formato, porque ele permite que o ensino seja atravessado por questões culturais, além de ser mais focado em desenvolver autonomia comunicativa.

 

3.      Disciplina com horários

No Duolingo, você pode repetir uma fase diversas vezes. É só entrar no app e estudar. Pode não parecer tão ruim não ter uma aula com horário fixo. Mas só funciona se você tiver disciplina para entrar no app.

Essa flexibilidade de horários não agrada a todos. Há alunos que não conseguem se organizar em horário, e não conseguem inserir o app na rotina.

 

4.      Parte oral deficitária

O Duolingo não funciona tanto para quem quer praticar fala e compreensão oral, porque o reconhecimento de voz do app é automatizado, e os áudios são artificiais demais.

Ou seja, ele só funciona com uma pronúncia, e as falas em língua estrangeira nem sempre são compreensíveis – algo que, numa aula presencial, não acontece.

33 Comentários
  1. Nelcimar Junior Krüger Diz

    Realmente não é um epp muito bom não!

  2. Marcelo Nunes Costa Diz

    Aprendi mais no Duolingo do que em todo o ensino fundamental e médio

  3. Ezequiel Diz

    Eu já até falo em inglês e entendo,só com Duolingo,melhorou muito,listen pronunciation etc,e um dos melhores,o pago melhor ainda

  4. Sirlene Diz

    ESTOU GOSRANDO MUITO! JÁ APRENDI BASTANTE E VOU CONTINUAR.

  5. Helgarf Diz

    Em geral, um bom app.
    Mas é muito repetitivo…
    Fica nas mesmas frases e vocabulário “eternamente”
    Eu tenho a versão paga e desestimulou o meu progresso nos idiomas…

  6. Leticia Ellen N. Diz

    O Duolingo não é pra todo mundo, mas é muito bom para aprender regras gerais e firmar elas na cabeça, coisa que em cursos tradicionais não é muito eficiente.
    Além de ele ser gratuito e fornecer amostras grátis surpresa com acesso ao premium.
    Ele tem uma mensalidade mais em conta do que cursos tradicionais (podendo ser até gratuito se você optar por não comprar o premium), e o horário flexível é ótimo para fazer uma lição de manhã e outra a noite, hábito que é reforçado pelo app com o fornecimento de baús com poção de XP que dobra a quantidade de ponto por tarefa concluída.
    O Doulingo também reforça um desejo de competição com a Liga, onde vice compete com outro estudantes aleatórios para ver quem faz mais lições com precisão em um período de 1 semana.

  7. Leitor Diz

    Discordo da materia, o app é otimo e sim é possivel aprender um idioma com a plataforma.

  8. Helcio Diz

    Um app de idioma é apenas mais uma ferramenta de aprendizagem que, aliada a outras, vão acelerar a compreensão. Penso no Duolingo como uma forma de adquirir mais vocabulário e com vídeos, leitura e podcast expandir a aprendizagem.

  9. Adriana Vasconcelos Diz

    Eu e toda minha família usamos o Duolingo e é simplesmente perfeito. Ensina muito mais do que muitos cursinhos de inglês por aí.

  10. António Diz

    Com o Duolingo eu não tenho motivos de reclamar. Eu já converso e escrevo em inglês graças ao Duolingo gratuito. Nunca experimentei o Duolingo pago, mas estou evoluindo bem!

  11. César Diz

    Os erros de tradução para o português são bizarros.

  12. Neiva Diz

    Faço duolingo à anos e acho que para mim me ajuda muito ,meu enteresse é saber um pouco pronúncia e o significado das palavras!

  13. Ted Diz

    Estou evoluindo bastante, mas busco complementar o aprendizado com músicas e podcasts relacionados ao inglês disponíveis no Spotify.

  14. Paulo Diz

    O Duolingo é melhor do que muitas escolas pagas. É claro que se se deseja uma fluência total é necessário treinar com falantes nativos. All right?

  15. Vânia Diz

    Sou viciada em estudar todos os dias no Duolingo, me ajuda muito a não esquecer o que já sei e uso quando em minhas viagens ,parabéns

  16. José Francisco De Souza Diz

    Já estudo inglês com o Duolingo há mais de 05 anos.
    Faço aulas de manhã, às vezes no meio do dia e toda as noites, inclusive finais de semanas e feriados.
    Gosto do App mas já até contratei professor particular pelo fato da falta de interação com um teacher.
    Nota 8!

  17. Edinaldo Diz

    Duolingo é extremamente didático. Perfeito para geração de hoje. Dá pra aprender muito sim. É só seguir as dicas e praticar. Nota 100 para o aplicativo.

  18. MARIA Diz

    Eu estudo francês é espanhol pelo Duolingo, estou falando, lendo é escrevendo de forma satisfatória, a única dificuldade é não ter com quem conversar.

  19. Pedro Diz

    Nada é perfeito, claro, mas para iniciar uma idioma, não conheço alternativa melhor que o Duolingo. Com o amadurecimento no idioma você vai saber sozinho quais suas deficiências e o que estudar para saná-las.
    Já falo inglês e francês e comecei o curso de japonês há alguns meses, e tenho aprendido muito com o app.

  20. Maricelia ivina Diz

    Eu aprendi mais com o Duolingo do que na escola, eu melhorei minhas notas por causa do app, pra vc colocar na rotina tem que ter força de vontade

  21. Valdir Diz

    Acho que o Duolingo, assim como qualquer curso, é uma boa base; porém dependerá do esforço pessoal buscar outras opções para complementar o aprendizado, tal como: música com tradução, filmes e até aplicativos de amizade com pessoas de outros países.
    Se a pessoa ficar limitada apenas ao curso, pouco irá evoluir!

  22. osmar Diz

    Funciona muito bem

  23. Zilda Diz

    Sou professora de inglês a mais de30 anos, amo e indico o Duolingo para alunos e amigos. Ele é simplesmente fantástico. Só não aprende que. Não quer.

    1. Alessandro Diz

      Sim o aplicativo possui falhas. Mas ainda é melhor do que não fazer nada. E professores também possuem falhas. Ainda mais nos tempos de hoje.

  24. Maria Diz

    Para mim o app Duolingo e ótimo. Já aprendi muito e não pretendo parar. Parabéns equipe Duolingo.

  25. Antônio Diz

    O Duolingo é um bom aplicativo,se você quiser de verdade aprender inglês com ele,você aprende,o repetitivo do Duolingo é muito bom , quando você repete várias vezes uma palavra, ela fica gravada na sua mente, você não esquece mais, uma coisa eu sei, sempre vai aparecer os críticos para desacreditadar o que é bom, sempre há um interesse obscuro por traz, não dê ouvido aos invejosos de plantão, continuem com seu encinamemto pelo Duolingo, que vocês vão colher bons frutos, eu estou colhendo, obrigado Duolingo por seus ensinamentos, mais uma vez obrigado!

  26. FRANCISCO Diz

    Muito bom, aprendi espanhol e francês

  27. Anna Diz

    Amo o Duolingo meu marido e eu já fizemos ( completos) francês e italiano e tanto na França como na Itália conseguimos conversar e nos entenderam bem atualmente estamos fazendo espanhol

  28. Stela Maris Lima Diz

    Gosto muito do duolingo, comecei no gratuito e fui para o pago. Comecei a aprender italiano, tempos depois fiz a prova do vestibular da UFRGS, aqui em Porto Alegre, e das 15 questões de língua estrangeira acertei 11. Claro, não é perfeito, mas é um grande começo. Acho que nenhum método sozinho te deixa fluente, isso para mim não existe. Para entender, escrever e falar bem um idioma temos que estar sempre aprendendo. E conforme vamos avançando no estudo nós mesmos temos que descobrir o que precisamos mais. Agora vou comprar uma gramática italiana e seguir os estudos até um dia poder visitar a Itália e “viver o idioma”. Para mim a fluência só é completa se vivermos num lugar onde se fala o idioma estrangeiro. Mas para mim Duolingo é dez.

  29. Marisa Diz

    Eu comecei a aprender ingles pelo Duolingo, sou grata porque pude iniciar um conversacao em inglês com meu parceiro. Mas depois de algum tempo foi ficando repititivo, fora que nao posso argumentar sobre frases que em português esta correta a interpretacao. No mais é um metodo divertido e eficiente. Falo do metodo, não da aplicacao do aprendizado!!

  30. Ana Guimarães Diz

    O Dolingo é muito bom fácil e pratico nunca vi outro igual. Tem muitas vantagens no domingo

  31. Juciara Maria Diz

    Consegui aprender muitas coisas com o duolingo sim, recomendo a todos.
    É só se esforçar, ser disciplinado, que todos irão conseguir, um ótimo aplicativo para quem quiser aprender idiomas.

  32. Dione Diz

    No caso dessa matéria, pelo que entendi, o problema está mais nas pessoas que não conseguem estudar com o APP do que no próprio. Para quem consegue tirar todo proveito dele, não vê desvantagem nenhuma. Além do mais, o APP não pode ser visto como uma única fonte de aprendizado, trata-se de uma ferramenta de extensão dos estudos, ótima por sinal, pois aprendi muito mesmo, então, os que realmente estão interessados em aprender, têm que ir atrás de outros meios de somar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.