Por que fazer estágio?

 

Embora a pergunta que dá título a postagem pareça ingênua para a maior parte das pessoas, há muitos universitários que simplesmente preferem não fazer  o estágio e os motivos para isso são variados.

Seja porque eles trabalham, seja porque não querem atuar na área, seja porque o curso não exige obrigatoriedade e estágio (sim, existem cursos assim), há pessoas que não querem fazer o estágio.

Quando o curso de graduação exige, muitas dessas optam por “arranjos” com instituições que se prestem a esse serviço. Isso é, o responsável pela instituição assina as fichas do estagiário, sem ele ter ido ao local.

Essa prática pode acarretar em diversos problemas, tanto para a instituição, quanto para o estudante, se ele for conivente. Logo, considere fazer estágio, antes de se formar.

Por quê? Leia nosso artigo, e veja as vantagens de se estagiar na área do seu curso.

 

1.     Experiências com as matérias da graduação – na prática

Um estágio permite que você veja os conhecimentos aprendidos na graduação, mas agora na prática. Assim, é uma maneira de você já ir pensando em formas de trabalhar, após a conclusão do seu curso.

Além disso, o profissional formado tem um nível de conhecimento diferente do seu – e às vezes, diferente dos próprios docentes universitários.

Assim, um estágio é, mais do que um trabalho, uma prática de formação de conhecimento.

 

2.     Veja como atuam os profissionais da sua área

Isso é muito válido para professores. Quando se é aluno, não se imagina como é a formação e o trabalho do professor fora da sala de aula. O que acontece em uma reunião pedagógica, como são conselhos de classe.

Um estágio traz a possibilidade de você ver como são os trabalhadores dessa profissão. Isso é, você conhece perfis daqueles profissionais, e a forma como eles atuam.

E isso vale para todas as classes de trabalho. Advogados precisam aprender a lidar com clientes, médicos precisam aprender a tratar pacientes, por exemplo. Isso são aprendizagens diárias, que apenas uma vivencia de estágio traz.

 

3.     Conheça empresas diferentes – mesmo não atuando nelas

Quando você estiver estagiando, pergunte sobre as diversas empresas de seu setor, para seus chefes e colegas de trabalho. Eles darão a visão deles – de pessoas atuantes na área, e já graduados há algum tempo.

Ou seja, você consegue conhecer outras empresas, a partir de um panorama fornecido pelas pessoas da área. Claro que o “ouvi dizer” não é a mesma coisa do que “vivi”.

Mas de qualquer forma, com isso, você já consegue ter uma perspectiva sobre as empresas do setor, como os profissionais da área as entendem, quais são as características mais marcantes – e, se elas combinam com seu perfil.

Assim, você já vai direcionando seu plano de carreira.

 

4.     Currículo

A última razão é aquela mais óbvia, para algumas pessoas. O currículo. Com um estágio, você terá experiências profissionais válidas.

Um estágio é pouca coisa. Mas é mais do que nada. Ou seja, você terá alguma vantagem, nas entrevistas de emprego.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.