Português para concursos: Período Composto por Coordenação

Os estudos referentes à gramática da língua portuguesa classificam os enunciados nela produzida, seja oralmente ou na escrita, em frase, oração e período. No português, temos, por exemplo, o período composto e o período simples, a depender do número de orações que o compõe. Esse é um conhecimento amplamente mobilizado em provas de concursos e vestibulares. 

Como a gramática do português é sempre exigida nessas provas de concursos públicos, a organização dos enunciados também se faz presente em diversas questões de análise sintática. Por isso, ter conhecimento sobre o que é um período, os seus tipos e como eles são formados é fundamental para mandar bem em algumas questões de processos seletivos como esses. 

Além disso, os períodos são essenciais na comunicação escrita e oral, pois ajudam os falantes a organizar ideias, transmitir informações de maneira clara e coerente, além de permitir uma melhor compreensão do significado da mensagem transmitida dentro de um contexto linguístico.

Pensando nisso, apresentamos a seguir  um breve resumo sobre o  que é o período e seus tipos, diferenciando-os e, apresentando, principalmente, a relação de coordenação entre os período compostos. Confira abaixo!

Definição de período composto por coordenação. Imagem: Reprodução
Definição de período composto por coordenação. Imagem: Reprodução

O que é um período?

Na gramática, um período é uma unidade linguística que consiste em uma ou mais sentenças que estão interligadas e se relacionam para expressar uma ideia completa. Nesse sentido, um período é uma construção gramatical que contém uma ou mais orações que estão logicamente ligadas umas às outras.

Os períodos podem ser do tipo simples ou composto, a depender do número de orações que eles contêm e de como essas partes estão conectadas. 

O período simples conta com apenas uma única oração independente, ou seja, uma estrutura que possui um sujeito e um predicado, expressando uma ideia completa. Em resumo, trata-se de uma frase que contém um único verbo conjugado e uma única ideia principal, como nos exemplos a seguir:

  • “Eu sou apaixonado por futebol”.
  • “Ontem a minha mãe cozinhou uma moqueca deliciosa”.

Já o período composto conta com duas ou mais orações simples que estão interligadas por meio de conjunções, advérbios ou outros conectivos. A composição do período pode se dar por meio de dois processos: a coordenação ou a subordinação. No período composto por coordenação, as orações são independentes entre elas, enquanto na subordinação as orações são dependentes sintaticamente uma da outra, pois uma depende da outra para ter o sentido completo. 

Veja a seguir exemplos de períodos compostos:

  • “Eu não gosto de ver novela, mas assisto a muitos feriados”.
  • “Salete brincou o dia inteiro e Lucas não quis comer a salada.”
  • “A professora disse que não dará um novo prazo para que os alunos entreguem a pesquisa”.
  • “Não vou desistir de tentar conquistar a minha casa própria”.

Período composto por coordenação

Como mencionado, o período composto por coordenação  é formado por orações coordenadas, aquelas que que têm igual valor sintático e podem se unir por meio de conjunções coordenativas, como “e”, “mas”, “ou”, “porque“, “contudo”, “pois”, “assim”, entre outras.

  • “Ana estudou para a prova porque foi mal na unidade passada.”
  • “Fui convidada para ir ao cinema, mas não tenho dinheiro”.

As orações coordenadas podem ser sindéticas e assindéticas. Nas assindéticas, a relação estabelecida entre as oração acontece sem a presença de uma conjunção. As oração sindéticas, por sua vez, são aqueles que necessariamente apresentam conjunções. Com isso, podem ser de até cinco tipos, a depender do tipo de conjunção empregada no período para estabelecer a relação de coordenação. 

  • Aditivas: Introduzem ideias que se somam: “e”, “nem”, “não só… mas também”.
  • Adversativas: Expressam relação de oposição: “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”.
  • Alternativas: Indicam relação de escolha ou alternância: “ou”, “ora… ora”, “quer… quer”.
  • Conclusivas: Expressam uma relação de conclusão ou consequência: “portanto”, “logo”, “por conseguinte”.
  • Explicativas: Introduzem relação de explicação entre as orações: “que”, “porque”, “pois”.
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