Operador de caixa: você sabe o que é preciso fazer nesse trabalho?

Às vezes visto (precipitadamente) como um trabalho menor, outras, como um trabalho temporário, a função de operador de caixa é essencial para o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial.

Primeiro, porque o operador de caixa lida com transações monetárias. Segundo, porque ele lida com o dinheiro da empresa. Terceiro, porque ele lida com o público. Muita coisa, não é?

A função é essencial para o funcionamento da loja, pois o operador não apenas cobra valores do cliente. Mais do que isso, um operador de caixa:

  • Emite notas fiscais;
  • Atualiza os livros-caixa;
  • Dá baixa no sistema de controle do estoque;
  • Atende os consumidores e fornecedores;
  • Promove vendas por impulso.

Mas, o que são esses conceitos? Qual a importância deles para a função operador de caixa? Você tem essas habilidades?

Entre números e pessoas

Quando primeiro pensamos em um operador de caixa, muito de nós já imagina aquele profissional que cobra os produtos, apresenta as condições de pagamento, embala om produto e emite a nota para o cliente.

As funções descritas acima são algumas daquelas que o operador de caixa exerce. Porém, por de trás dessa lógica, existem uma série de inteligências emocionais que o trabalhador precisa ter, bem como de habilidades profissionais que ele pode treinar e aprender.

Ser organizado é fundamental.

O operador de caixa deve entender sobre administração (veja nosso curso, aqui), para organizar os documentos da empresa. Esse profissional vai ser o responsável por controlar as notas de entrada e saída de produtos, comprovantes de pagamento à vista e parcelados e fichas cadastrais de clientes e fornecedores.

Outra habilidade imprescindível é o conhecimento em contabilidade e educação financeira (veja nosso curso).

O operador de caixa precisar saber calcular taxas, descontos, juros, porcentagem, e fazer operações matemáticas com rapidez e precisão.  Também, ele precisa entender sobre taxas cambiais (se a empresa receber em moeda estrangeira), preenchimento de livros-caixa.

Além disso, o operador de caixa deve saber lidar com o cliente, isso é, ter “marketing pessoal” (veja aqui).

Lidar com o cliente não é só ser simpático, comunicativo e compreensivo. O operador de caixa precisa saber estimular a compras por impulso (por exemplo, a venda de um produto em promoção, em uma farmácia, ou a venda do seguro-viagem opção em empresas de transporte).

Também precisa conhecer o cliente, para oferecer produtos e serviços que melhor se encaixem àquele perfil. Assim, é muito importante que o operador de caixa também conheça deus produtos, para saber qual produto é o mais adequado para aquele cliente específico.

Por fim, o operador de caixa precisa ter noções de Direito do Consumidor, a fim de prevenir perdas e fraudes contra a empresa.

Para tanto, o operador deve identificar notas falsas, encontrar perfis de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito, além de ter noções sobre a legislação do Código de Defesa do Consumidor (veja aqui).

Tais habilidades podem – e devem – ser desenvolvidas (veja nosso curso). Assim, o operador de caixa “veste a camisa da empresa”, e constrói uma carreira longa e promissora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.