O que é um Banco de Dados? Qual a importância dele para uma empresa?

 

Quem vai gerenciar um negócio, seja ele qual for, sabe que ter uma organização de arquivos e mídias é vital.

Ter dados cadastrais, dados contábeis, dados jurídicos organizados parece algo simples, embora seja extremamente importante. E na verdade, se formos pensar em microempresas, um banco de dados realmente é simples.

Mas e no caso de organizações maiores? Para elas, é necessário ter um sistema de organização informacional efetivo – e isso é o que bancos de dados são.

 

Organizando informações

Um banco de dados é, essencialmente, um programa que vai coletar, compilar e organizar as informações daquele contexto no qual ele está.

Em empresas, esses sistemas vão trazer informações como atuação do setor, atividades realizadas, funcionários ativos, atualizações, entre outros.

Em sites, bancos de dados ajudam a organizar os conteúdos desses, a fim de que os usuários tenham uma boa experiência e eficiência, quando esses vão consultá-los.

Dessa maneira, investir em um programa de banco de dados eficiente é mais do que um investimento em armazenamento de arquivos: é um investimento em aprimoramentos de seu negócio.

 

Seguranças institucionais

Outra questão importante, quando falamos de bancos de dados, é naquilo que se refere a segurança institucional de sua empresa.

Quando você vai fazer uma auditoria externa, são necessárias informações, para que o procedimento aconteça com o máximo de lisura e transparência possível.

Se sua empresa precisar responder a um processo trabalhista, todas as informações relativas aos envolvidos precisam estar ordenadas.

Ter um sistema de informações atualizado, acessível e bem-estruturado é, acima de tudo, a garantia de um funcionamento corporativo de excelência.

Nesse sentido, ter uma boa equipe de Tecnologias da Informação por de trás da organização de seus bancos de dados é vital.

Operar com um sistema de ponta é uma garantia na redução de danos, no caso de um incidente, por exemplo.

 

Bancos de dados relacionais e não relacionais

Quando vamos falar de bancos de dados, temos dois tipos principais. Todos os programas de bancos de dados usados em empresas são de um ou outro tipo – enquanto corporações maiores utilizam os dois.

1.      Bancos de dados relacionais

Bancos de dados relacionais trabalham com tabelas, a partir da linguagem SQL.

Essas tabelas trarão atributos e linhas, que vão organizar as informações contidas nelas.

Devido a essa principal formatação, costumam ser o banco de dados ideal em setores como Gestão de relacionamento com o cliente, sistemas de gerenciamento empresarial e mesmo setores financeiros.

 

2.      Bancos de dados não relacionais

Já bancos de dados não relacionais são aqueles que se utilizam de formatações para além de tabelas. Nesse caso, pelo uso de imagens, textos, mapas conceituais, entre outros.

Esses programas são baseados em armazenamento em nuvem e usam a linguagem de programação NoSQL.

 

Dentro desses tipos, existem diversos programas de gerenciamento de dados, tais como Oracle, MySQL, MangoDB, entre outros.

Aqui na Pensar Cursos, temos um curso de Banco de Dados, para você conhecer mais sobre programas de gerenciamento informacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.