O que é Bioquímica?

 

Uma das áreas de estudos mais importantes em Medicina, Odontologia e Farmácia é, também, uma área de enorme importância na Química e na Biologia.

Trata-se da Bioquímica!

Leigos falam em bioquímica a torto e direito, como se a área fosse um elixir mágico dos estudos de Ciências: “Os bioquímicos descobriram uma fórmula”, “bioquímicos da indústria farmacêutica testaram um novo remédio” etc.

Porém, a área tem suas limitações, também.

Por outro lado, sem dúvida, a bioquímica é um campo de estudos fundamental para as especializações que citamos acima.

E mesmo em cursos como Psicologia e Zootecnia, a bioquímica aparece. Ainda que apenas de forma breve.

Assim, o que é e o que estuda a bioquímica? Por que ela é tão importante? Como se formar em bioquímica? O que faz um bioquímico, profissionalmente?

Saiba tudo, aqui.

 

As reações químicas em organismos: a bioquímica

A principal área de estudos da bioquímica é o metabolismo, que em outras palavras, é a forma como substâncias químicas atuam em seres vivos.

A partir dessa colocação, identificamos a diversas áreas e subáreas, como metabolismo vegetal, metabolismo animal, metabolismo humano, metabolismo cerebral dentre outros.

Ou seja, a bioquímica será a área responsável por analisar componentes químicos dentro de um organismo.

Isso vai incluir remédios, fertilizantes, produtos de beleza, entre outros.

Por esse motivo, todas as áreas de conhecimento que envolvem organismo, necessariamente, terão alguma parte de teorias e estudos em bioquímica.

 

Processos bioquímicos

Dentre as principais descobertas da bioquímica, uma das mais relevantes é em relação à compreensão do DNA e a estrutura das proteínas.

Tais conhecimentos permitiram um avanço significativo na indústria farmacêutica, com o avanço de estudos sobre doenças hereditárias, bem como o desenvolvimento de novas substâncias para tratar elas.

Já na agrotécnica, a bioquímica é indispensável, se pensamos em melhoramento de alimentos, e produções de culturas transgênicas.

Isso, sem falar na Psiquiatria e Neurologia, pois os estudos sobre doenças mentais avançaram significativamente, com a criação de remédios cada vez mais específicos.

 

O que se estuda em um curso de bioquímica?

Os estudos de bioquímica envolvem processos químicos em organismos, seja em contexto in vitro, seja in vivo, nesse caso, mais comum para a bioquímica molecular.

Como dissemos, a principal atuação é sobre processos químicos em organismo, mas há, também, um campo que é no sentido de modificação química de moléculas.

Para tanto, são ensinadas as leias da bioquímica e sua aplicação nas diversas subáreas.

 

Bioquímica e Farmácia

Tradicionalmente, no Brasil, a bioquímica e a farmácia eram vistos como sinônimos. Entretanto, ambas têm diferenças significativas.

A principal, é que os estudos farmacológicos focam na química analítica, assim, estudando produção de medicamentos.

Já a bioquímica estuda as conexões entre biologia e química em todas as suas possibilidades – microbiologia, zoologia, botânica, medicina, entre outros.

 

Como se formar bioquímico? Onde trabalhar?

Atualmente, há algumas poucas instituições com cursos de graduação em bioquímica. Porém, como campo de especialização, ela está bem consolidada.

Já como área de trabalho, além de indústrias há análise laboratorial e laboratórios médicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.