o que é a visão sistêmica? Por que ela faz toda a diferença no seu negócio?

 

Uma das maiores decisões de empresários e executivos é na tomada de ações, em casos sem uma solução fácil. Isso acontece porque, não tendo uma solução fácil, a medida pode desencadear reações inesperadas.

Além disso, não podemos nos esquecer do fator humano, que permeia todas as empresas e ramos de business e do mercado externo, que também pode influenciar projetos e resultados.

Diante desse enorme panorama de cenários possíveis, uma coisa fica clara – ou pelo menos, deveria: é preciso tomar decisões com base em análises sistêmicas.

E o que são “análises sistêmicas”? São as análises produzidas por quem tem uma visão sistêmica do mundo corporativo.

Continua “na mesma”? Pois então, veja o que é uma visão sistêmica:

 

A empresa como um sistema vivo

Ter uma visão sistêmica significa enxergar a empresa como um sistema, que tem suas funções (e suas reações ao mercado e ao feedback dos consumidores) alteradas, conforma fatores diversos, como tendências, demandas e resultados.

Para tanto, não basta apenas compreender o porquê de cada setor.

Uma visão sistêmica pressupõe um conhecimento teórico, alinhado a um conhecimento prático. É preciso entender a cultura de cada departamento, e como essas se relacionam a cultura da empresa.

Um executivo com visão sistêmica é capaz de compreender como cada setor atua, e como cada forma de atuação influencia nos resultados e metas atingidas, em cada período.

Essa forma de avaliação recebe cada vez mais adeptos, no Brasil, pois ela gera lideranças mais capazes de ler e avaliar as variantes que formam a empresa.

 

Acertando nas escolhas: a visão sistêmica na formação de lideranças

Líderes empresariais de visão sistêmica são capazes de tomar as melhores decisões, pois eles compreendem seu meio de trabalho enquanto um grande sistema de operações e projetos, no qual um setor influencia diretamente no outro.

Além disso, a partir de uma administração pautada na visão sistêmica, é possível compreender quais funcionários se adequariam melhor em cada setor, diagnosticando os problemas que levam a uma baixa ou ineficaz produtividade.

Outra vantagem de uma abordagem sistêmica, na gestão de equipes, é em relação ao engajamento dos funcionários, de diferentes setores.

Uma empresa com uma cultura sistêmica integra melhor os colaboradores de diferentes departamentos, em uma meta comum, ao alinhar metodologias de trabalho, de forma simbiótica e coletiva.

Além disso, uma cultura empresarial embasada na visão sistêmica incentiva a expansão do negócio, por apresentar uma visão mais concreta sobre a empresa.

 

Desenvolvimento colaborativo e prevenção de falhas

Uma abordagem sistêmica permite que o desenvolvimento, e aprimoramento, da empresa seja colaborativo.

Isso é, permite que funcionários de diversos setores, trabalhem juntos, apontando questões nos demais setores que apenas eles, funcionários de outros departamentos, poderiam notar.

Além disso, uma abordagem sistêmica permite que todos os funcionários da empresa atuem no sentido de evitar falhas e resultados negativos.

Em uma empresa administrada a partir de uma visão sistêmica, todos os departamentos e setores têm como detectar eventuais problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.