Não erre mais! Saiba se o correto é “assessor” ou “acessor”

Tire todas as suas dúvidas

As palavras “assessor” e “acessor” provocam inúmeras dúvidas entre os estudantes brasileiros, uma vez que elas são muito semelhantes, mas não devem ser usadas da mesma maneira. 

Porém, você deve ser capaz de usar cada uma dessas expressões da maneira correta, pois elas podem aparecer em questões de português de provas nacionais, como os vestibulares e os concursos. Além disso, você também deve usar “assessor” e “acessor” corretamente para usar essas expressões na sua redação e escrever um texto de qualidade.

Dessa forma, para te ajudar, trouxemos um resumo completo com aquilo que você deve saber sobre as expressões “assessor” e “acessor”. Vamos conferir!

A expressão correta é “assessor”

Em primeiro lugar, devemos destacar que a única forma correta é “assessor” com duas letras “s”.

Essa palavra por ser usada para indicar a uma pessoa que desempenha a função de auxiliar ou aconselhar alguém. Um assessor é, por definição, uma pessoa de confiança que apoia outra em questões específicas, seja na área profissional, política, jurídica, ou em outros contextos.

A palavra “assessor” tem origem no latim “assessor”, que significa “aquele que senta ao lado” ou “ajudante”. Dessa maneira, “assessor” pode ser usado quando queremos indicar uma pessoa que assessora ou auxilia em funções estratégicas ou práticas.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem a palavra “assessor”? 

  • O presidente contratou um assessor jurídico para ajudá-lo nas questões legais.
  • Joana é assessora de imprensa de uma empresa de tecnologia.
  • Durante a reunião, o assessor político sugeriu novas estratégias para a campanha.

A expressão incorreta é “acessor”

Muitos estudantes usam o termo “acessor” para indicar alguém que atua auxiliando ou aconselhando outra pessoa.

Todavia, você deve ter em mente que a forma “acessor” está incorreta e não é considerada gramaticalmente correta. Embora a confusão entre “assessor” e “acessor” seja comum devido à pronúncia similar, o uso de “acessor” deve ser evitado, pois não existe no vocabulário formal da língua portuguesa.

É provável que a confusão aconteça por conta da associação com palavras como “acesso” e “acessório”, que também têm “c” e soam de forma parecida. No entanto, essas palavras têm significados e origens diferentes e não devem ser confundidas com “assessor”.

Dicas para evitar a confusão

A melhor maneira de evitar confundir “assessor” com “acessor” é associar a palavra ao seu uso frequente em contextos profissionais e lembrar que ela sempre está relacionada a alguém que oferece apoio ou assistência. Além disso, lembrar-se de que a origem da palavra é “assidere” também pode te ajudar a memorizar a ortografia correta com “ss”.

Dicas de português
A única forma correta é “assessor”. Imagem: Pexels/Reprodução

Outro método eficiente para evitar a confusão é prestar atenção às palavras com a mesma raiz. Algumas palavras, como “assessoramento” e “assessorar”, seguem a mesma lógica e também são escritas com “ss”.

Na língua portuguesa, “ss” pode ser usado em diversos contextos:

  • Verbo: os verbos que terminam em “sar”, “sor” e “suar” que, ao serem conjugados, geram formas que mantêm o “ss” na conjugação.
  • Palavras com acento: O “ss” aparece em palavras que terminam em “esse” e “isse”.
  • Palavras derivadas: quando uma palavra é derivada de outra que já contém “s”, devemos manter duplicação na forma derivada.

Erros frequentes

A confusão entre “assessor” e “acessor” pode acontecer por vários motivos, como a semelhança fonética entre as duas formas ou a associação incorreta com palavras relacionadas ao verbo “acessar”. Veja alguns exemplos de erros comuns:

Erro 1:

  • Incorreto: O prefeito contratou um novo acessor de comunicação.
  • Correto: O prefeito contratou um novo assessor de comunicação.

Erro 2:

  • Incorreto: A empresa está procurando um acessor para rever o contrato.
  • Correto: A empresa está procurando um assessor para rever o contrato.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.