Ministério do Turismo recebe inscrições para cursos online gratuitos

Os cursos ofertados são totalmente virtuais.

O Ministério do Turismo abriu inscrições para diversos cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Como são ofertados online, os cursos podem ser feitos por pessoas de todo o país que tenham interesse nos temas dos cursos. No momento, há quatro cursos com matrículas abertas. 

De acordo com as orientações da pasta, os cursos devem ser feitos por meio da plataforma Qualifica Turismo. A plataforma educacional funciona com o apoio do Governo Federal, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Qualificação Nacional do Turismo (Qtur).

Nesse sentido, “Em consonância com o Plano Nacional de Turismo e com a Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT), o ministério oferta cursos de qualificação no turismo proporcionando o aprimoramento profissional na área, destinados aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e demais pessoas que desejam integrar o setor.”

A Plataforma Qualifica Turismo oferece aos estudantes uma ampla variedade de recursos educacionais, como e-books interativos, vídeos, infográficos, jogos e podcasts, garantindo independência e dinamismo ao longo do processo de formação. Alés disso, os estudantes têm acesso a diversas cartilhas informativas e podem aproveitar cursos completos de curta duração! Veja a seguir as principais  informações sobre alguns cursos com vagas abertas.

Site Qualifica Turismo. Imagem: Reprodução
Plataforma de cursos do MTur. Imagem: Reprodução

Qualifica Turismo: Cursos gratuitos

Na última semana, o portal de qualificação do Ministério do Turismo abriu as inscrições para dois cursos sobre turismo acessível. Os cursos contemplam pessoas com deficiência física e/ou intelectual, abarca pessoas com mobilidade reduzida.Veja a seguir três cursos com essas temáticas que estão com matrículas abertas.

  • Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida

Esse curso pensado para preparar os profissionais da área para atender pessoas com deficiência física já está com as matrículas abertas. De acordo com o cronograma, as matrículas serão recebidas até o dia 1º de julho de 2024. As inscriçõespara o curso podem ser feitas através deste link.

Com carga horáriade 30 horas, o curso conta com certificação. No entanto, para ter direito  ao certificado gratuito o aluno precisará alcançar nota igual ou superior a 70. O prazo prazo para a conclusão do curso termina em 31 de julho. 

  • Turismo Acessível às pessoas com Deficiência Intelectual

Já o segundo curso tem como objetivo preparar os profissionais da área para atender pessoas com deficiência intelectual. As matrículas para essa fromação estão sendo recebidas por meio desse link, também até o dia 1º de julho. Os alunos matriculados terão até o dia 31 de julho para concluir as 30 horas de curso (carga horária total). 

Concluindo o curso dentro do prazo e com nota igual ou superior a 70, o estudante terá direito à certificação gratuita.

  • Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla

Também estão abertas as matrículas para esse curso que objetiva compreender aspectos relacionados aos serviços turísticos acessíveis para as pessoas com Surdocegueira e as pessoas com Deficiência Múltipla. Com carga horária de 30 horas, esse curso também deve ser concluído até 31 de julho. Matricule-se aqui!

Pasta já disponibilizou mais de 9 mil vagas este ano

De acordo com a Assessoria de Comunicação do MTur, a pasta já disponibilizou, só no primeiro semestre deste ano mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização.

Para o segundos semestre de 2024, a pasta prevê a abertura de milhares de vagas para cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Leia também Pé-de-Meia: pagamentos do programa começam na terça-feira (26).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.