MEC considera fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo federal está analisando a possibilidade de proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino à distância (EaD). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o governo planeja outras mudanças nos cursos de formação de professores online.

De acordo com Camilo Santana, “a ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária]”. Nesse sentido, o chefe do MEC afirmou que o momento é de avaliação da qualidade dos cursos de licenciatura não presenciais. No mês de novembro, o governo suspendeu as autorizações para novos cursos 100% EaD por 90 dias, por meio da publicação de portaria.

O ministro expressou sua inquietação sobre a capacitação dos professores do Brasil durante uma coletiva de imprensa imediatamente após a divulgação, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dos resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. Os dados revelaram que menos da metade dos estudantes possui conhecimentos básicos em matemática e ciências. A coletiva de imprensa aconteceu na última terça-feira, dia 5 de dezembro.

Os dados divulgados pela OCDE apontam que, em 2022, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. A última avaliação realizada pelo Pisa foi em 2018, quando o desempenho do Brasil foi de 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências. O estudo é realizado a cada três anos e avalia a qualidade da educação em diversos países.

“Temos no Pisa uma ferramenta importante como orientação para decisões políticas do governo brasileiro. Na federação, o papel da execução da educação básica é dos estados e dos municípios. Portanto, o papel do MEC é de coordenar esse processo, ser o grande maestro dessa política educacional brasileira para garantirmos a qualidade da educação das crianças e jovens brasileiros”, destacou o ministro.

Resultados do PISA 2022 são divulgados. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Resultados do PISA 2022 são divulgados. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Compromisso do MEC com a alfabetização

Ainda no evento de divulgação dos resultado do Pisa 2022, o ministro destacou que a estratégia educacional do Ministério está voltada para o compromisso de garantir que as crianças se tornem alfabetizadas na idade apropriada. Ele destacou o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” como prioridade.

Nesse sentido, segundo ele, para compreender matemática, é fundamental que as crianças dominem a leitura e a escrita na fase inicial. O ministro ressaltou a importância dessas evidências já comprovadas.

O ministro destacou ainda que o governo federal está promovendo também outras políticas públicas implementadas durante sua gestão, incluindo a expansão das escolas em tempo integral, a instalação de conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas de educação básica, o aprimoramento da formação dos professores, a diminuição da repetência no ensino médio e o incentivo à permanência dos estudantes nas escolas.

Segundo Camilo Santana, as escolas em tempo integral têm gerado resultados positivos, como o aumento da permanência dos jovens na escola e o fortalecimento da educação técnica profissionalizante no ensino médio. Essas medidas, de acordo com o ministro, têm contribuído para aprimorar a qualidade da educação básica no Brasil, além de reduzir a defasagem de idade e série e desestimular a evasão escolar, que atinge os estudantes principalmente  no 1º ano do ensino médio. 

Nesse sentido, ele destaca: “Temos a maior evasão [escolar] no primeiro ano [do ensino médio]. Portanto,  já queremos iniciar esse programa, a partir de janeiro do ano que vem. Essa é uma ação importante, claro que com a contrapartida de frequência escolar e aprovação ao final de cada ano letivo do ensino médio”.

Com informações da Agência Brasil.

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