ENEM 2023: Gabarito e cadernos de questões serão divulgados nesta terça-feira (14)

A edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicadas nos últimos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por organizar e aplicar o exame, divulgará o gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem 2023 às 19h de amanhã, dia 14 de novembro.

Desse modo, os participantes do Enem 2023 poderão conferir a partir de amanhã, por meio do site do Inep, as respostas oficiais das questões objetivas e todos os cadernos de questões dos dois dias de prova.

De acordo com o edital do exame, a divulgação dos gabaritos estava prevista para acontecer até o dia 24 de novembro. No entanto, neste domingo, último dia de aplicação das provas do Enem 2023, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, anunciaram a nova data de divulgação do gabarito. Como acontece tradicionalmente, não caberá a interposição de recursos, sendo o  documento a ser publicado amanhã oficial e final.

Apesar de poder conferir o número de acertos e erros nas provas, os participantes ainda devem aguardar a divulgação do  desempenho obtido. Não é  possível calcular a nota pelo número de erro ou acertos na prova, pois o Inep usa o método TRI para avaliar o desempenho de cada participante.  A TRI (teoria de resposta ao itens) baseia-se em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade.

Segundo o cronograma do Inep, a divulgação dos resultados do Enem 2023, com a liberação do boletim de desempenho dos candidatos, está prevista para janeiro de 2024.

 

Estudantes chegam para o segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Estudantes chegam para o segundo dia de aplicação das provas do Enem 2023. Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Como foi o Enem 2023?

Nesta edição, o Enem recebeu cerca de 3,9 milhões de inscrições, registrando uma retomada na busca pelo exame após o período da pandemia, nos últimos três anos. As provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos, como acontece tradicionalmente.

De acordo com os dados do Inep, no 1º dia de prova, o Enem 2023 registrou 71,9% de presentes e 28,1% de abstenção. No entanto, no 2º dia de aplicação, o número de estudantes ausentes foi maior, chegando a registrar 32% de abstenção. O número apresenta equilíbrio em relação ao 2º dia de provas do Enem 2022, que foi de 32,1%.

Como acontece tradicionalmente, o Inep aplicou quatro provas objetivas de diferentes áreas, sendo cada uma delas composta por 45 questões, e uma prova de redação, com a seguinte distribuição:

  • 1º dia | 05 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação.
  • 2º dia | 12 de novembro: Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O tema apresentado pelo Inep para a produção da redação em Língua Portuguesa foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A importância do Enem

O Enem é um dos principais exames promovidos pelo Governo Federal em nível nacional. Atualmente o exame é a principal porta de acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas de todo o país. O exame é usado em grandes programas de acesso a cursos de graduação como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, diversas universidades públicas, como a Unicamp e a USP, por exemplo, promovem processos seletivos próprios usando as notas do Enem, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. O desempenho obtido no Enem também pode ajudar os estudantes a ingressarem em instituições estrangeiras que têm convênio estabelecido com o Inep, como é o caso de dezenas de universidades em Portugal.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.