5 filmes para entender a Era Vargas

A Era Vargas (1930-1945) foi um período da história brasileira com duração de quinze anos em que Getúlio Vargas esteve no poder. Vargas chegou ao poder depois da Revolução de 1930 e o seu governo acabou no ano de 1945. Posteriormente, Vargas voltaria ao poder em 1951. Além disso, é válido destacar também que a Era Vargas marcou o fim da denominada “República Velha”, que engloba a República da Espada e a República Oligárquica.

O tópico é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares e também a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, é fundamental que você revise e estude esse tópico com frequência para garantir um bom desempenho em qualquer um dos seus exames. Uma das maneiras mais práticas e eficientes de entender o assunto é por meio de filmes, já que você poderá se divertir e estudar os aspectos mais importantes da Era Vargas simultaneamente. 

Dessa maneira, para te ajudar a estudar o assunto da melhor forma possível para as suas provas, separamos um resumo com cinco sugestões de filmes sobre a Era Vargas. Vamos conferir!

1) Filmes sobre Era Vargas: Memórias do Cárcere

O filme Memórias do Cárcere foi produzido no ano de 1984 e é baseado em uma obra literária de mesmo nome escrito por Graciliano Ramos, o mesmo autor de Vidas Secas, que foi preso durante o chamado “Estado Novo”, um dos regimes em vigor durante a Era Vargas, uma vez que era contrário ao governo de Vargas.

Filmes
Memórias do Cárcere é um filme interessante para quem quer entender mais sobre a Era Vargas. Imagem: Cottonbro Studio/Pexels
Você pode Gostar Também:

A obra é muito útil para todos os estudantes que querem compreender as principais características da Era Vargas, principalmente a censura e a opressão, que caracterizaram parte do período. 

2) Filmes sobre Era Vargas: O País dos Tenentes

O País dos Tenentes é um filme produzido no ano de 1987. A obra retrata o período da Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder no Brasil. 

Por meio do filme, os estudantes podem entender a influência dos militares e a participação dos tenentes na política brasileira, que foi um aspecto marcante de toda a Era Vargas.

3) Filmes sobre Era Vargas: Getúlio – O homem por trás do presidente

Getúlio – O homem por trás do presidente é um filme de 2014 que narra os últimos dias de vida de Getúlio Vargas.

Por meio do longa, os estudantes poderão entender alguns dos principais elementos do pensamento em vigor no período em que Vargas esteve no poder (aspecto muito abordado pelas questões dos vestibulares e do ENEM) e entender melhor essa época da história do Brasil.

4) Filmes sobre Era Vargas: O mundo em que Getúlio viveu

O mundo em que Getúlio viveu é um documentário produzido em 1976 pelo diretor Jorge Ileli. A obra narra importantes detalhes da vida de Getúlio Vargas e mostra de forma detalhada o processo por meio do qual Getúlio ascendeu ao poder e se tornou um dos maiores governantes da história brasileira.

A produção pode ser muito útil para os estudantes que querem entender o desenvolvimento da Era Vargas no Brasil.

5) Filmes sobre Era Vargas: Olga

O filme Olga foi produzido no ano de 2004. A obra retrata a história de Olga Benário, uma militante comunista, judia e alemã que viveu no tempo da Alemanha Nazista. Olga foi casada com Luís Carlos Prestes, importante personagem da história brasileira, fato que é retratado na obra.

Além disso, essa produção cinematográfica também aborda a ideologia nazista e a relação do nazismo com o governo brasileiro da época, durante parte da Era Vargas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.