[Pensar Cursos - top]

Era Vargas

[Era Vargas]

A república no Brasil teve início em 1889 com o período determinado Republica da Espada e, posteriormente, de 1894 até a Revolução de 1930, República Oligárquica. A Revolução de 1930 deixou o país na liderança de Getúlio Vargas que governou o Brasil por 15 anos consecutivos (1930 -1945).

Revolução de 1930
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O cárater populista de Vargas foi incorporado na criação de novos ministérios: da Educação e Saúde Pública, e do Trabalho e Comércio. O governo de Vargas procurou uma forma de sustensar e controlar a base operariada assim, evitanto manifestações da luta de classes. O movimento constitucionalista que surgiu em São Paulo, ocorrido em 1932, reinvidicava a reconstitucionalização imediata do país, além da saída do ditador do poder.

O movimento foi dirigido pelas elites oligárquicas que formavam a oposição ao governo e também contou com a participação popular. O marco do movimento constitucionalista se deu em uma manifestação popular na cidade de São Paulo, no dia 23 de maio de 1932, onde quatro integrantes da manifestação foram mortos em um atentado a tiros desferidos por partidários do governo federal.

Quer aprender mais?

Faça agora mesmo nosso curso de forma GRATUITA com opção de certificado. 

Curso: www.pensarcursos.com.br/curso/era-vargas