O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou o edital com o cronograma completo, regras e procedimentos da próxima edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Desse modo, os interessados já podem começar a se preparar para participar do Encceja 2024.
O Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico obtenham certificação de nível fundamental e/ou médio. Nesse sentido, a participação no exame é gratuita e vonluntária, segundo as regras do Ministério da Educação (MEC). Desde 2002, o exame avalia as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
Além de ser referência para a certificação dos estudantes, o exame é referência também para a implementação de medidas e políticas para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos jovens e adultos, contribuindo também com os indicadores relacionados ao sistema educacional brasileiro. Veja a seguir como funciona o exame e as principais datas do Encceja 2024!
Período de inscrição
De acordo com o cronograma disponibilizado no edital, as inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas no período de 29 de abril a 10 de maio. Como acontece tradicionalmente, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente online, por meio do site do Encceja.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Os estudantes que necessitam de atendimento especializado no dia da prova ou de tratamento por nome social deverão fazer a solicitação também no sistema do exame, dentro do prazo de inscrição. O Inep avaliará cada caso de forma individual.
Ainda segundo o edital, o Inep vai fornecer atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Pessoas gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas também podem ter direito ao atendimento especializado.
O resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social será divulgado no dia 17 de maio. Os interessados poderão interpor recursosentre os dias 20 e 24 de maio. A divulgação do resultado dos recursos está prevista para o dia 29 de maio.
Quem pode participar do Encceja 2024
Podem participar do Encceja 2024 os jovens e adultos que desejam retomar sua trajetória educacional através da obtenção do diploma do ensino fundamental ou médio. No entanto, é necessário ter a idade mínima exigida pelo MEC.
Para buscar a certificação de nível fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação do exame. Já para o nível médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data da prova.
Justificativa de ausência
Os estudantes que se inscreveram no Encceja 2023, mas não compareceram para realizar o exame, deverão justificar a ausência se desejarem se inscrever no Encceja 2024 de forma gratuita.
O edital estabelece que o participante que não justificar sua ausência no Encceja 2023 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40,00 (quarenta reais). O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.
Provas do Encceja 2024
A aplicação das provas do Encceja 2024 está marcada para o dia 25 de agosto e acontecerá em dois turnos. No período da manhã serão quatro horas de prova, com a abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h45. À tarde a aplicação terá duração de cinco horas, com a abertura dos portões às 14h30 e fechamento às 15h15.
O Inep aplicará provas compostas de acordo com o nível de certificação desejado. Além de uma prova de redação, os estudantes responderão outras quatro provas objetivas, com 30 questões cada.
Resultado
A divulgação do resultado do Encceja 2024 está marcada para 23 de dezembro. Para obter aprovação no exame, é preciso obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos na média da redação.
Acesse o edital do Encceja 2024 para mais informações.