É tudo “culpa” das estatísticas? Saiba como essa ciência influencia seu dia-a-dia

Quem tem por volta de trinta anos de idade, ou mais, vai se lembrar do programa do Chaves, especialmente quando Chaves fala com o professor Giraffales algo como:

-Eu saio na rua todo dia pra brincar e não sou atropelado.

-Mas quem fala isso não sou eu, são as estatísticas

Mas afinal, o que são estatísticas? Para que elas servem? Em que elas influenciam o seu dia-a-dia? Em que áreas profissionais usamos elas?

 

A palavra da vez é: precisão

As estatísticas servem para fornecer dados precisos sobre tudo. Falando assim, parece meio vago. Mas não é isso: é que, na verdade, as estatísticas servem para tudo.

Uma análise estatística de uma situação considera fatores, como histórico de ocorrências similares, situações de precisão científica, atenuantes e agravantes, entre muitos outros.

As estatísticas servem, principalmente, para previsões de possibilidades. E, quando falamos em previsão, talvez muitas pessoas pensem em “previsão do tempo”. Pois esse é justamente um dos campos de atuação de quem trabalha com estatísticas.

Veja quais são os outros.

 

Analista do mercado financeiro

Um analista do mercado, seja da Bolsa, seja de uma empresa de commodities precisa saber de estatística. Por meio de análises sociais de uma situação, o analista tenta prever as flutuações em certo mercado.

Dessa forma, esse profissional gerencia as finanças – de uma empresa, de uma pessoa ou de um país. As estatísticas apontaram para as probabilidades de uma crise de abastecimento de determinada matéria-prima, ou para uma superprodução (e conseqüente desvalorização) de outra, por exemplo.

Ou seja, para prevenir imprevistos e rombos financeiros, todas as instituições precisam de analistas de estatística.

 

Pesquisador de opinião pública

Quando chegam as eleições, chegam também análises estatísticas. Na Política, as estatísticas são fundamentais para os analistas financeiros preverem flutuações de mercado, com base em planos de governo do candidato x, y ou z.

Considerando vários fatores sociais, como gênero, classe e raça, o analista político produz dados que, com grande probabilidade, refletem a opinião pública.

Para além da política, saber a opinião sobre algo é essencial para um setor: o marketing!

As estatísticas são uma das bases do marketing. Dados estáticos sobre um produto mostram qual é o seu público-alvo, o branding correto para alavancar as vendas, qual o nicho em que o produto se insere…

Em resumo: Trabalhar com marketing sem usar dados estatísticos é impossível.

 

Seguros: dados para definir apólices

A análise estatística também é uma das bases das seguradoras. Para definir uma apólice, tanto no seu valor, quanto na sua cobertura, são considerados dados estatísticos e de probabilidades.

No caso de uma seguradora de imóveis, os dados estáticos acerca da região, do seu entorno e das condições do prédio influenciam o valor da apólice.

O mesmo vale no caso dos planos de saúde. Dados como as relações entre doenças associadas a hábitos alimentares e consumo de remédios servem para definir os valores de uma apólice, por exemplo.

Ou seja: estatísticas são a alma dos negócios!

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