Dicas para não surtar na véspera do Enem (e de outras provas)

Você vai fazer o Enem? Vai fazer um vestibular? Vai prestar um concurso? Então, saiba que, tão importante quanto o estudo é sua preparação pessoal. O famoso “branco” acontece muito mais frequentemente, quando o concurseiro não se prepara com pelo menos 48 horas de antecedência.

Se você comer uma comida estragada, você pode até sofrer uma intoxicação, e parar numa UTI. Se você entrar numa discussão, seu cérebro vai focar sua memória para esse acontecimento, buscando soluções.

Assim, não adianta nada você ter uma ótima preparação se, na reta final, você comemorar antes da hora. Otimizar os estudos é importante; descansar a cabeça e assistir um filme bobo nos dias anteriores da prova também é.

Então, como não surtar na véspera de uma prova?

 

1.     Você é o que você come

Não faça refeições pesadas nos 3 dias anteriores ao dia da prova. Comidas diferentes e restaurantes suspeitos podem te causar uma intoxicação. Já o excesso de gordura e açúcar pode comprometer seu metabolismo, causando diarreia.

E acredite, diarreia é um sintoma médico que pode causar mais do que constrangimento. A começar pela desidratação. E um corpo com pouca água demora mais para funcionar.

Coma coisas leves. Evite frituras e açúcares. Invista em legumes e outras comidas ricas em fibras. Seu corpo estará mais leve no dia; consequentemente, você conseguirá focar mais na prova, e nos detalhes.

 

2.     Nada de bebidas alcoólicas

Claro que parece uma boa ideia, “um copinho” de vinho pra te ajudar a descansar no sábado e, no domingo, acordar pronto pra luta. Certo? Errado!

O álcool é uma substância digerida pelo fígado. Se você beber, seu fígado estará trabalhando dobrado (ele já tem bastante trabalho com a alimentação normal). E isso vai te atrapalhar a descansar. Enquanto seu corpo dorme, sua cabeça trabalha na transformação daquele álcool (nocivo) no seu sangue. Logo, você acorda com enxaqueca, sede e cansaço físico.

 

3.     Não é hora de brigar

Não brigue com as pessoas, não se estresse, não entre em discussões. Isso vai desviar sua atenção daquilo que é o principal: a prova.

Quando você entra numa discussão, sua cabeça fica remoendo as coisas. Seu cérebro libera adrenalina, você fica atento, e na sua cabeça, detalhes daquele evento (a briga) tornam-se importantes, fazendo você se esquecer do conteúdo.

 

4.     Chega de estudar

Você já estudou bastante. Nos dias anteriores à prova, pare de estudar um pouco, e vá fazer alguma coisa que te ajude a relaxar e concentrar.

Ver um filme da Julia Roberts, correr 2 horas na esteira, jogar uma partida de damas…

Coisas que fazem sua cabeça relaxar de tanto trabalho intelectual que ela estava tendo até então. Continuar estudando pode te atrapalhar: você descobre um detalhe novo e entra em pânico.

 

5.     Chegue uma hora antes

Esqueça a “produtividade” na manhã da prova. Acorde cedo, se arrume e saia de casa logo, pra não se estressar no trânsito. Melhor estar adiantado, do que atrasado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.