Como usar o Google Maps para impulsionar seus negócios?

 

Um dos serviços mais conhecidos do Google é o Google Maps, no qual o site americano mostra um mapa de certa localização, com a possibilidade de ver fotos da rua, e os estabelecimentos comerciais e de serviços, que estão nessa localização.

O Maps é um site de grande utilidade, nesse sentido, pois ele traz rotas com transporte público, privado e a pé, traz fotos e imagens panorâmicas das ruas e imagens aéreas, de satélites.

Porém, uma das funções menos conhecidas do Google Maps é a de… Rede social. Exato: o recurso do Google também pode ser uma rede de relacionamentos e trocas entre usuários, uma vez que, ao mostrar um serviço, empresa ou estabelecimento, ele permite avaliações e comentários.

 

Mapas que falam sobre a cidade

O Google Maps é uma rede social que fala sobre a cidade, a partir de informações contidas nos mapas.

Logo, não é uma rede social tão “divertida”, se você for pensar em sites como Instagram ou TikTok, que têm vídeos engraçados e textos de opinião. Porém, é uma rede social focada em serviços urbanos.

Pelo Maps, você pode avaliar um lugar, fazer comentários sobre ele, postar fotos desse lugar, entre outros. E, da mesma forma que usuários podem publicar atualizações, os donos de estabelecimento também podem.

Assim, ele pode ser usado como uma plataforma para impulsionar seus negócios, ou conectar você a seu público-alvo, ou ainda permitir que pessoas da vizinhança encontrem seu serviço. De que maneira?

 

Galgando posições no ranking do Google

A melhor maneira de você ser encontrado pelo Google (isso é, de você estar em uma boa posição de rankeamento no seu nicho), é com informações sobre seu serviço. Para isso, é importante que seu site esteja com um bom SEO.

Para isso, você precisa ter uma conta do Google; depois, criar uma conta de sua empresa no Maps. Então, começam as partes importantes de verdade.

Primeiro, você precisa preencher as informações de contato (telefone, site e redes sociais, horário de funcionamento e demais dados relevantes).

Segundo, você precisa colocar algumas fotos. Elas servem para dar mais credibilidade às informações apresentadas, além de garantirem um melhor posicionamento nos rankings de busca.

Terceiro, preencha as informações sobre o lugar. Não precisa ser um texto longo, mas o suficiente para dizer qual é seu serviço e seu diferencial, considerando palavras-chave.

Por exemplo, se sua empresa é uma sorveteria em Copacabana, seu texto no Google Mpas precisa trazer essas duas informações.

 

Gerenciando avaliações perguntas

Para ser uma rede social, um site precisa permitir a interação entre pessoas. No Google Maps, ela acontece por meio de avaliações e perguntas e respostas.

As avaliações são as famosas estrelas, que vão de 1 a 5 e um texto falando sobre o local. Fique atendo a elas, pois isso permite que você identifique problemas no seu negócio. Responda às críticas com gentileza.

Já as perguntas e respostas são questões trazidas pelos usuários. Responder a elas ajuda no seu rankeamento, também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.