Como se tornar um piloto de drone?

 

Veículos aéreos não-tripulados não são uma novidade. Isso, poucas pessoas sabem. Mas o fatio é que balões de ar já foram utilizados no século 19, e uma das ocasiões mais conhecidas foi na década de 1840, nos ataques à Veneza promovidos pelo exercito austríaco.

Posteriormente, na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), aviões radio-guiados também foram utilizados para fazer investidas.

Porém apenas na década de 1950, os estudos com essas máquinas foram alavancados. Nas décadas seguintes, essa tecnologia foi sendo aprimorada, e se popularizando, ao ponto de terem surgido até mesmo brinquedos autônomos de controle remotos.

Hoje, essa tecnologia avançou ainda mais. Os chamados “drones” são máquinas de engenharia complexa – e milhares de possibilidades de uso.

Aviões e máquinas aéreas autônomas estão extremamente avançados, tanto no uso bélico quanto no uso civil. Os serviços de postagem e entrega aérea, por exemplo, serão, em grande parte, robotizados.

Logo, o mercado de trabalho para pilotos de drone é extremamente promissor, e as remunerações são bastante elevadas.

Porém, como alguém se torna um piloto de drone? O que é preciso estudar para isso? Veja em nosso artigo, e se prepare para o futuro!

 

1.     Drone não é aeromodelismo

A primeira distinção necessária é sobre “drone” e “aeromodelismo”. Aviões de aeromodelismo, eventualmente, são totalmente autônomos. Há modelos ligados a terra por cabos, e há aqueles com pouca ou nenhuma tecnologia envolvida.

(E aqui nem estamos falando de aviões de dobradura)

Esses modelos não são drones, no sentido de que eles não são tecnologias desenvolvidas para fazer serviços e trabalhos, tais como fotografias aéreas ou entregas. São naves para o lazer, e não trazem exigências de formação específica, quanto à pilotagem.

Isso não significa que sua prática não tenha regulamentação. Tem, e está no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

2.     Drones

Drones são, essencialmente, aparelhos autônomos de meio aéreo e fins comerciais. Claro que você pode usar seu drone para seu simples lazer.

Mas vale dizermos que um drone é caro e sua manutenção e operação custosas. Logo, se você tem a pilotagem de drones como um hobby, prepare-se: será um hobby que vai exigir bastante investimento.

Fora da parte recreativa, drones tem diversos usos, hoje em dia. Os comerciais são utilizados para fins como monitoramento de áreas selvagens, monitoramento de plantações, entregas de produtos, pulverização de defensivos agrícolas, redução de focos de incêndio, produção de imagens aéreas.

 

3.     Ter um drone exige cadastro

Para você ter um drone, é preciso ter um cadastro específico da máquina, junto a ANAC, e é preciso que esse aparelho siga uma série de regras quanto a seu uso, e função.

Vale dizer que ser piloto de avião ou piloto de helicóptero não torna você apto para pilotar drones: são coisas diferentes!

Obviamente, o cadastrante precisa ser maior de idade, e ele precisa ter um certificado que comprove sua capacidade de manipular a máquina em questão.

Para cada modelo de drone é necessário um cadastro e certificados únicos, de validade temporária.

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