Como estudar uma língua com alfabeto não-românico?

 

Aprender uma língua estrangeira é pode ser desafiador, mas temos uma vantagem principal: os alfabetos são parecidos, logo, algumas palavras podem ser identificadas, e por associação, o significado é aprendido;

A situação se complica, entretanto, quando pensamos em idiomas com alfabetos diferentes do nosso, como o chinês, árabe, japonês e muitos outros. São as línguas de alfabetos não-românicos.

Contudo, com a globalização e a crescente interconexão entre culturas, dominar línguas com sistemas de escrita distintos tornou-se um diferencial profissional. E a tecnologia pode auxiliar esses estudos.

Veja como, no nosso artigo.

 

1.     Compreenda o Sistema de Escrita

Antes de começar a aprendizagem do vocabulário e da gramática, é fundamental entender o sistema de escrita do idioma em questão.

Por exemplo, as diferentes formas de ideogramas em línguas como Chinês, Japonês ou Coreano: entender como funciona a representação gráfica da fala é fundamental.

 

2.     Foque na Fonética

Embora os alfabetos sejam diferentes, muitos idiomas compartilham sons semelhantes. Logo aprender a associar uma caractere a um som pode ajudar, na hora de formar palavras.

A pronúncia correta das palavras, facilita a comunicação e a compreensão.

 

3.     Pratique a Caligrafia:

Para idiomas como o chinês e o árabe, a boa caligrafia é crucial na comunicação escrita.

Praticar a escrita à mão ajuda a internalizar os caracteres e desenvolve sua memória sobre aquela língua.

 

4.     Utilize de Recursos Multimídia

Recursos como aplicativos de idiomas (tipo Duolingo), vídeos educativos e áudios (reportagens, livros, filmes) são ferramentas para aprender línguas com alfabetos diferentes.

A exposição constante aos diversos sons e representações gráficas ajuda na assimilação do conteúdo.

 

5.     Estude a cultura

Além do idioma, é importante estudar na cultura associada a ele, para entender como a escrita foi desenvolvida.

Participe de eventos, assista a filmes e séries, e busque interagir com falantes nativos para uma compreensão da língua e de seu contexto.

 

6.     Construa um Vocabulário Gradual:

Aprender um novo alfabeto pode ser extenuante, mas construir um vocabulário de forma gradual é fundamental.

Anote palavras, pratique a escrita, associe imagens a textos. Depois avance progressivamente, com frases, diálogos e afins.

 

7.     Pratique Escrita e Leitura diariamente

Para qualquer idioma, a prática regular de escrever e ler é essencial. Ter um diário, ler jornais e praticar a escrita todo o dia ajuda a na sua memória e aprendizagem autônoma.

 

8.     Use Mnemônicos:

Para memorizar caracteres ou letras desconhecidas, técnicas mnemônicas podem ser úteis. Elas consistem, principalmente, em associar símbolos a imagens ou histórias.

 

9.     Busque Paralelos Linguísticos:

Apesar de serem línguas diferentes, idiomas como japonês, chinês ou árabe tem pontos em comum com línguas ocidentais, seja pela origem pré-histórica da comunicação verbal, seja por influência da globalização.

 

10.Não se apresse e não desista nos primeiros erros

Aprender uma língua de alfabeto diferente é requer persistência e paciência. Você vai cometer erros, mas eles são importantes para você fixar o conteúdo.

Pular etapas, por sua vez, irá apenas atrapalhar seus estudos. Então, não se apresse. Faça e refaça os exercícios.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.