Como escrever um romance?

 

Escrever um romance não é algo simples, mesmo que a ideia do escritor seja a de fazer uma obra “comum”, “comercial” ou “óbvia”. Isso porque, criar uma história, e dar prosseguimento a ela de forma consistente não é simples.

Muitos aspirantes a escritor resolvem escrever um romance, porque tem uma “ideia”, e então se propõem a desenvolver ela. Contudo, não basta você ter uma “ideia” inicial. É preciso saber como fazer essa ideia se desenvolver, ainda que de maneira pouco original.

É preciso, enfim, ter um planejamento de escrita, e antes de você começar, j[a saber como vai terminar.

Claro que, para fazer romances inovadores, como fez James Joyce (1882-1941) ou Clarice Lispector (1920-1977), é preciso muito mais do que apenas ter uma ideia e personagens. Nesse caso, há teorias literárias filosóficas e estéticas envolvidas.

Porém, essencialmente, um romance é uma única coisa: a história de pessoas e dos acontecimentos que se passam com elas. A forma básica de um romance (mesmo aqueles do estilo “Sabrina” de bancas de jornal) é assim.

Logo, como o escritor deve preparar seu texto, se quiser escrever um romance? Veja nossas dicas e mãos à obra!

 

1.      Conheça o enredo do início ao fim

O maior erro de alguns escritores é não saber como sua historia começa ou acaba. Isso parece não fazer sentido, afinal, o escritor é o autor do livro.

Porém, esse problema é muito mais comum do que se imagina. O aspirante a escritor pensa em um acontecimento e decide escrever sobre ele, mas não pensou no desenvolvimento desse enredo.

Assim, ao invés de ter uma história, ele tem só um episódio.

Romances têm início, meio e fim. Eles são um recorde temporal, da época da vida de suas personagens.

Claro que o romance não precisa estar organizado cronologicamente assim. Porém, o escritor precisa saber o que aconteceu antes, durante e depois, o tempo que está narrando.

 

2.      Faça um perfil das personagens

Personagens de romance precisam ter uma personalidade crível. Isso significa que o autor precisa conhecer as personagens, mais do que se elas fossem seres humanos, para, dessa maneira, conseguir criar diálogos e enredos realistas.

Para tanto, a melhor forma de fazer isso é criando um perfil da personagem, descrevendo suas crenças, seus valores e suas influências, com detalhes.

Dessa forma, quando o autor criar uma cena, ele consegue desenvolver os atores da cena, a partir do que ele tem como personalidade deles, mesmo que nesse caso, isso signifique fazer a personagem agir de forma inesperada, ou sem dar explicações sobre um gesto ou fala.

 

3.      Faça um resumo de todos os capítulos

Ao resumir um capítulo, o autor consegue pensar sobre o que acontece na cena, quem são os envolvidos e como o capítulo começa e acaba.

A partir dessas informações, ele estrutura os demais elementos, como a voz do narrador, as falas e ações de personagens e detalhes descritivos.

O autor pode ser como uma câmera. Porém, ele precisa saber o que filmar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.