Como dar aulas particulares eficientes, para estudantes?

 

Uma das maiores dificuldades de professores particulares de crianças e adolescentes é atingir resultados. Isso porque, um professor particular tem um objetivo mais claro, do que o professor de escola: fazer com que seu aluno tenha notas azuis.

A questão do aprendizado é importante, claro. Porém, sem proselitismo, o fato é que pessoas contratam professores particulares para seus filhos, apenas, quando esses estão tendo dificuldades na escola.

Eventualmente, o professor é contratado para ensinar uma forma de o aluno aprender a matéria, de forma mais eficiente. Em muitos casos, entretanto, esse profissional é chamado para que a criança consiga passar nas provas.

Logo, como fazer para auxiliar seu aluno? Como fazer um ensino direcionado eficaz?

 

1.      Entenda quais são as dúvidas do aluno

Um aluno que tem dificuldades, às vezes, não vai saber como explicar o que ele não entende. E nem vai saber dizer o porquê.

Logo, cabe a você buscar entender. Para isso, na primeira aula, faça uma sabatina da matéria. pergunte detalhes. Peça para o estudante explicar com suas próprias palavras.

O mais importante é você, que já conhece a matéria toda, entender qual é a dificuldade do estudante, como ele enxerga a matéria, e o que ele está errando.

 

2.      Entenda como é a metodologia do professor principal

Peça para o aluno explicar como funcionam as aulas na escola, como professor da sala age, como ele explica.

Você precisa entender como o professor faz, para você não fazer igual. Do contrário, você não vai conseguir um resultado tão diferente.

Sabendo como o professor titular ensina, seu trabalho é ensinar de um jeito diferente.

Se o professor usa uma abordagem tradicional, parta para uma não-convencional. Se o professor inova, procure ser mais conservador. Se o professor se volta mais para a teoria, procure dar lições práticas e assim por diante.

 

3.      Crie aulas exclusivas

“Aulas exclusivas” significa “aulas que só funcionam para aquele aluno”. Ou seja, aulas envolvendo conteúdos e formas que serviram apenas àquele aluno.

Dessa forma, você destaca o conteúdo de uma maneira diferenciada, mas voltada a um objetivo principal – bons resultados do aluno.

Diferente do professor, que tem no mínimo 25 alunos sob sua responsabilidade, você tem apenas um – aquele das aulas.

Logo, pense em coisas que vão funcionar com aquele. As aulas não precisam ser adequadas para uma sala de aula. Elas precisam ser adequadas ­para aquele aluno e ninguém mais.

 

4.      Não seja pedante

Ser “pedante”, nesse caso, é ser moralista, em relação ao ensino. Por pior que seja, se o aluno quiser apenas aprender a decorar, faça isso. Do contrário, você talvez incorra no mesmo problema que ele está tendo na escola.

Qualquer atitude de criticar o aluno, será um desgaste que vai atrapalhar ele, no aprendizado, e você no seu objetivo – ensinar o que ele precisa aprender, para ter notas azuis.

Deixe esse trabalho para a família e a escola. Você precisa ser bem pontual, por mais que isso contrarie suas crenças pessoais.

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