Como dar aulas de reforço de forma eficaz?

 

A profissão de professor particular de reforço é uma das mais comuns, entre universitários de cursos voltados a formação de professores.

Isso porque, alunos do ensino regular, eventualmente têm mais dificuldade em uma ou outra matéria. Em especial, Matemática e Português, aquelas que são mais cobradas em exames, justamente por serem as principais em nosso dia a dia.

Contudo, muitas vezes, os alunos de aulas de reforço não têm resultados eficazes, para além da data das provas nas quais precisam aplicar o conteúdo decorado.

Isso é, esses alunos não aprendem de fato, mas aprendem a decorar. Isso é uma abordagem possível. Mas não é a única.

Um professor de reforço pode ser, também, um profissional que desperta seu estudante para a matéria, e faz eles valorizar e aprender aquele conteúdo, de fato.

Quer saber como você pode ser esse professor? Veja nossas dicas, e dê aulas únicas!

 

1.      Crie vínculos com seu aluno

Para você dar aulas de forma eficaz, você precisa criar vínculos com os alunos. Em uma sala com 30 estudantes, será difícil.

Nesse sentido, o professor particular tem uma grande vantagem: ele tem apenas 1 aluno.

E por que o professor particular deve criar vínculos?

Primeiro, porque ele precisa motivar seu aluno a se interessar. Segundo, ele precisa descobrir o quais são os interesses desse aluno, e a partir deles, relacionar a matéria a ser ensinada.

Quando a aula parece uma “conversa entre amigos”, o ensino fica mais interessante, o conteúdo mais fácil de ser aprendido.

 

2.      Mude as metodologias

Não faça a aula particular ser uma aula regular. Isso é, não faça o que o professor de sala de aula faz, porque isso não deu certo (tanto é que você foi chamado para ajudar, nesse sentido).

Logo, é preciso pensar novas formas de falar sobre aquele conteúdo. Pode ser usando uma linguagem informal, pode ser criando conexões diferentes, pode ser por meio de fórmulas e exercícios de repetição.

O importante é inovar. Se você fizer o mesmo que o professor de sala, os resultados continuarão insatisfatórios.

 

3.      Defina os objetivos da sua aula

Saiba o porquê de o aluno estar tendo aquelas aulas de reforço com você. Isso vai auxiliar você, na hora de criar uma metodologia de ensino para o estudante.

Mesmo se o objetivo for, simplesmente, decorar uma fórmula ou conteúdo, você precisa ter uma metodologia diferenciada, pois nem mesmo o “decorar o conteúdo” funcionou para aquele aluno, na escola regular.

Além disso, descubra se as provas estão entre os objetivos daquela aula, e inclua elas no seu planejamento. Se elas estiverem, você precisa pensar em métodos rápidos.

 

4.      Respeite o tempo do estudante

Por mais que o objetivo seja aprender o conteúdo com rapidez, para as provas, você precisa respeitar o tempo do estudante.

Não apresse a matéria, não comece uma etapa seguinte, sem ter a anterior concluída satisfatoriamente… O aluno e suas questões particulares, são o foco da aula.

Então, faça no ritmo dele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.