5 matérias essenciais para quem quiser passar em concursos

Muitas pessoas que se formam em cursos como Administração, Direito, Engenharia ou Economia sabem que sua formação permite uma enorme gama de possibilidades e áreas de trabalho. Inclusive, naquela que, para muitos é o trabalho ideal: na esfera pública.

Seja em cargos mais burocráticos, seja em cargos mais técnicos, ingressar no serviço público é uma oportunidade de ter um trabalho estável, que permite crescimento, e que é essencial para o Brasil.

Porém, os concursos são muito disputados. Muitas vezes, as provas são complicadas, e ser aprovado em um cargo público nem sempre é tão fácil, quanto parece. Isso porque, não são cobradas apenas as matérias específicas daquele cargo (digamos, Farmacologia, para um cargo na ANVISA). Há matérias gerais, muitas vezes, com caráter eliminatório.

 

Você sabe que matérias são essas?

 

1.     Domínio da Língua Portuguesa

Falar e escrever bem na sua própria língua é fundamental. Para ser aprovado em concurso, você deve saber escrever bem, conhecer um mínimo de gramática, e deve saber pontuação e ortografia.

Você estará representando uma esfera pública. Representando seu país, pelo seu trabalho. Atenção à língua!

 

2.     Inglês

Hoje em dia, todo mundo precisa saber um mínimo de língua inglesa. Principalmente leitura. É por textos em inglês que notícias, informações, descobertas científicas em questões políticas são divulgadas.

Não precisa saber ler Shakespeare no original. Mas ler um texto de jornal e identificar informações é básico.

 

3.     Matemática e finanças básicas

Ninguém pedirá, em um concurso, que você calcule as variações da Bolsa, nem que você saiba fazer operações com Números complexos (salvo, se for concurso para cargos que envolvam diretamente essas matérias).

Porém, saber coisas como porcentagem, taxas de juros, e álgebra elementar é fundamental para quem vai trabalhar com documentos, arquivos e relatórios de caixa. Logo, você precisa saber o básico de Matemática e Finanças. Questões como essa reprovam candidatos.

 

4.     Historia e Geografia do Brasil

Saber a História e Geografia de seu próprio país é extremamente importante. Essas matérias explicam algumas questões políticas, alguns fatores naturais que influenciam a economia e entender o funcionamento de certas instâncias do setor público.

Logo, questões de Historia e Geografia costumam eliminar candidatos, em concursos. Confundir siglas de estados, não saber nomes de capitais, não saber sobre produtos da agroindústria, não conhecer personalidades e políticos do passado…

Muitos setores públicos trabalham diretamente com questões envolvendo matérias primas e setores públicos de outros estados. Logo, é obrigatório você ter esse conhecimento.

 

5.     Direito básico

Direito básico, de um concurso, em geral, é no que se refere à legislação do setor para qual se está prestando o concurso.

Logo, concursos de escrivão vão exigir conhecimentos em Criminologia; concursos de Tribunais de Contas, Direito Financeiro; concursos de cargos administrativos, Direito Administrativo, e assim em diante…

Além disso, cargos públicos se utilizam de termos e procedimentos burocráticos próprios do Direito Civil. Além disso, o servidor público precisa conhecer o Estatuto dos Servidores Públicos, a fim de compreender seus direitos – e claro, suas obrigações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.