O que um almoxarife faz? Descubra se você tem o perfil para trabalhar no almoxarifado

Antes visto com um pouco de descaso, o almoxarife é o funcionário de uma empresa que trabalha no almoxarifado. Isso é, no depósito, lidando com suprimentos produtos de uso interno.

Porém, o almoxarife é mais do que um simples estoquista, ou repositor.

Ele até pode começar assim, e ter essas funções. Mas o almoxarife acumula diversas outras funções, e precisa ter conhecimentos técnicos e teóricos:

 

1.     Administração

O almoxarife é, primeiramente, um administrador. Seu trabalho, certamente, será muito mais proativo, se ele tiver uma formação em administração, mesmo que seja só em nível técnico.

O almoxarife precisa lidar com entrada e saída de produtos, atas de retirada, contas e notas fiscais, além de gerenciar seus funcionários e a organização espacial de seu ambiente de trabalho. Tarefas de um administrador.

 

2.     Contabilidade

O almoxarife precisa ter noções de contabilidade, a fim de que os gastos mensais da empresa não ultrapassem os limites definidos pela contabilidade. Ao mesmo tempo, precisa calcular as variações de custo de certo produto, de acordo com a inflação vigente, e pedir orçamentos para empresas de abastecimento.

Mesmo que não seja o almoxarife quem processe as informações a partir dos livros-caixa da empresa, ele precisa ter conhecimentos em Gestão Financeira, para tabelar essas variações de gasto, em relação à quantidade mensal de uso.

Por exemplo, no almoxarifado de um hospital, lidando com caixas de luvas de látex que são compradas todo o mês, em relação ao montante de caixas utilizadas – equacionados, por sua vez, ao caixa central da instituição.

Parece complexo? Pois é! A contabilidade geral de um almoxarifado não é um trabalho simples. Mas é necessário, para que não haja gastos superficiais, e nem crises de reabastecimento de certo produto, numa empresa.

 

3.     Analise técnica

Imagine alguém que precisa ter noções de marcenaria, eletrônica, informática, materiais de segurança, além de conhecimentos de Administração e Contabilidade. Sabe qual profissional é esse?

O Almoxarife!

Ele é o primeiro funcionário que verá se um produto adquirido por sua empresa veio dentro das normas técnicas necessárias. Em certa medida, o almoxarife previne a empresa de fraudes, na hora de comprar suprimentos.

Ele precisa analisar se um aparelho eletrônico veio com defeito – e no caso de vir, precisa preparar a ata, para a empresa que vendeu o produto efetuar a troca.

Outra avaliação, que pode ser de responsabilidade dos funcionários do almoxarifado, é a de avarias em móveis.

Eles que vão analisar, por exemplo, se uma cadeira quebrada pode ser reparada – ou deve se trocada.

4.     Relatoria de documentação e inventario

Outra função que os almoxarifes cumprem é a produzir relatórios e inventários dos produtos de uso interno. O almoxarife também será o responsável pela documentação de certo produtos (seja de aquisição, uso ou descarte).

Assim, como você pode perceber, ser almoxarife não é “só ser almoxarife”. Há muitas habilidades e conhecimentos necessários. O caminho para ser um profissional destacado não é mistério: estudar e se atualizar.

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