5 séries documentais do Netflix, para quem gosta de estudar

Se você gosta de estudar, e/ou está se preparando para um concurso importante, como o ENEM, sabe que não basta ler e fazer cursos do Pensar Cursos, para sua formação. Às vezes, simplesmente, não dá tempo!

Como fazer, nesses casos? Uma das soluções é buscar vídeos e videoaulas no YouTube. Falamos sobre alguns desses canais aqui, e esses são extremamente importantes e eficazes.

Porém, há assuntos que são abordados em muitos canais, e nem todos são confiáveis. Como lidar com esse problema? A solução é: assista documentários educativos no Netflix.

O site de streaming é um dos maiores de todo o mundo, e investe milhões todos os anos em novas produções. Isso incluí documentários sobre os mais variados assuntos.

A grande vantagem, aqui, é que esses são, de qualidade e acuidade certificada. Confira 5 deles:

 

1.      Explicando

Nessa série de episódios curtos (com cerca de 20 minutos), assuntos dos mais variados são abordados com uma linguagem divertida e dinâmica. Infográficos, vídeos, desenhos e depoimentos compõem os filmes.

Alguns dos episódios incluem Xadrez, Cães, K-Pop e há séries temáticas especiais como “Coronavírus” e “Dinheiro”, em que há diversos episódios em cima do mesmo tema (“Cartões de Crédito” e “Aposentadoria” na série Dinheiro, por exemplo).

A série não tem tanto um foco escolar ou acadêmico, mas fornece bastante escopo para estudos culturais.

 

2.      História: Direto ao assunto

Programa semelhante ao Explicando, mas aqui, com uma linguagem mais séria, mais próxima de um vídeo educativo escolar, do que um documentário de cultura pop.

Nesse programa, as abordagens também são diferentes, pois, como o próprio nome indica, há um recorte histórico e cronológico dos temas. os episódios são compostos, também, por trechos de reportagens de TV e demais paratextos.

Os assuntos são em temas contemporâneos, como “Corrida Espacial”, “Plásticos” ou o crescimento da China no cenário mundial.

 

3.      Como se tornar um tirano

Série cômica, de apenas cinco episódios, de humor obscuro e irônico, apesar de sua acuidade histórica. Os assuntos, como se prevê pelo título, são Política Internacional, de uma perspectiva sociológica.

Os episódios vão abordando aspectos políticos de países controlados por ditadores, como a Alemanha de Hitler, o Iraque de Saddam Hussein ou a Rússia de Stálin.

Os episódios focam nos atos arbitrários e ações políticas impostas por esses ditadores, em seus países. Contudo, os episódios são organizados por assuntos (“Acabe com os rivais”, “Controle a verdade” etc.).

 

4.      A era dos dados: a ciência por trás de tudo

Série de abordagem jornalística, de tom mais informal, onde o jornalista Latif Nasser aborda os diferentes fazeres científicos, sobre questões da contemporaneidade.

Assuntos como Padrões Numéricos, dejetos e monitoramento de dados são investigados e abordados, a partir de uma perspectiva em Biofísica, Computação e afins.

 

5.      Rotten

Série sobre a Indústria de Alimentos, que aborda seu desenvolvimento de forma crítica. Questões como restos de alimentos, produção massiva e escassez de água são analisadas de maneira investigativa, apontando as contradições e problemas desse nicho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.