5 mitos sobre a terceira idade e cursos para combater eles

 

Nossa sociedade valoriza demais a juventude. Pessoas mais jovens são muito cobradas, são o público-alvo de nichos de mercado, recebem incentivos para estudar…

Então, conforme vamos envelhecendo, temos a sensação de estarmos perto do fim da vida. Temos de cuidar da saúde, evitar algumas coisas, ficar em casa “descansando”. Certo, idosos devem fazer tudo isso (é direito deles, depois de terem vivido a vida toda trabalhando).

Mas não só. Pessoas idosas podem continuar a fazer muitas coisas. Para tanto, precisam de profissionais capazes de entender suas necessidades específicas, mas fora isso, podem tudo. Confira:

 

1.     Idosos não devem “namorar”

O primeiro mito é o de que idoso não pode “namorar”, isso é, ter relações sexuais com pessoas, conhecer um novo parceiro ou parceira, ir a encontros…

Mentira. Pessoas mais velhas continuam tendo desejo. Menos do que jovens, por questões hormonais. Porém, dificilmente o desejo acaba de todo.

Assim, se uma pessoa mais velha quer namorar, conhecer outras pessoas ou até casar de novo, ninguém deve impedir. Apenas é necessário alguns cuidados médicos mais específicos.

 

2.     Idosos não sabem mexer no computador

Outra mentira. Computadores podem mais complexos para algumas pessoas. Quando somos jovens, a diferença, é que assimilamos as informações com mais velocidade.

Idosos podem aprender a mexer em computadores. Tão bem, ou melhor, que jovens. Alguns talvez não tenham aptidão para isso, da mesma forma que há jovens sem aptidão musical, sem aptidão para Matemática Avançada ou sem aptidão para esportes coletivos.

O importante é ir avançando aos poucos, e, sempre começar com calma, do mais básico possível.

 

3.     Idosos são conservadores

Muitos são, mas isso não é regra. Ser conservador ou moderno se deve a uma educação sobre como o mundo deve ser organizado.

Logo, uma pessoa mais velha pode sim, mudar de opinião, caso ela esteja disposta a isso. Para tanto, evidentemente, é necessário que essa pessoa estude e se atualize em matérias como Filosofia e Sociologia.

Dessa maneira, apenas, é que uma pessoa idosa poderá rever suas opiniões e entender os novos caminhos da sociedade.

 

4.     Idosos devem evitar fazer esportes

Aqui é mais uma mentira. Inclusive, é o contrário, idosos devem fazer esportes. Isso vai ajudá-los não só na parte fisiológica (cardíaco, muscular), como também na parte neurológica (coordenação motora, prevenção de doenças mentais).

Claro que uma pessoa mais velha não pode acordar um dia, e decidir correr uma maratona. É preciso que essa pessoa vá, com frequência, a um geriatra; que sejam atividade monitoradas por fisioterapeutas e instrutores.

Dentro dessas condições, fazer um esporte é super recomendável!

 

5.     Idosos devem parar de comer “tal alimento”

Com a idade, existem demandas de uma mudança na alimentação. Por isso o cuidado precisa começar na juventude.

Assim, se a pessoa idosa teve uma juventude mais saudável, pratica atividade física e mantém a mente ativa, sua dieta não precisa mudar (muito). Algumas coisas deverão ser evitadas, outras (como suplementos) incluídas. Assim, consultar um nutricionista é essencial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.