5 medidas de higiene essenciais para qualquer ambiente de trabalho

 

Das muitas noções que o Coronavírus de 2020 trouxe ao mundo, uma das que pegou os brasileiros com mais surpresa foram as medidas de higiene.

Isso não quer dizer que os brasileiros não fossem higiênicos. Porém, mostrou que algumas atitudes e medidas pequenas não eram assumidas. E essas podem fazer uma enorme diferença na qualidade dos ambientes de trabalho.

Não estamos falando em medidas para a prevenção de acidentes. Essas são essenciais; nenhuma empresa pode funcionar sem aval do corpo de bombeiros, nesse sentido.

O caso, é de mudanças menores, mais sutis:

 

1.      Troque as velas dos filtros empresa, rigorosamente, no prazo

Muitas empresas usam bebedouros com filtros ligados aos encanamentos do edifício, porque às vezes, é muito mais barato trocar uma vela de filtro, do que comprar galões de água, periodicamente.

Porém, não basta ter o filtro. Ele precisa ser controlado rigorosamente, tanto em sua limpeza externa, quanto interna – e isso incluí trocar as velas dentro do prazo estabelecido. Mas, preferencialmente, antes de atingir o limite.

Isso porque, as velas de filtros tornam a água – que já vem tratada – mais limpa. Logo, usar um filtro com vela vencida pode significar usar uma água contaminada ou suja.

 

2.      Instale películas antirreflexo nas janelas

Deixar que o sol entre no seu ambiente de trabalho é essencial, principalmente, como medida preventiva contra fungos, mofo e afins.

Porém, o excesso de luz afeta os olhos, e, em ambientes fechados, não é possível ficar usando óculos escuros. Logo, o mais adequado é que as janelas de seu escritório tenham películas antirreflexo.

Assim, para aliar os benefícios da luz solar, mas sem afetar a saúde dos olhos, o uso dessas películas é essencial. Você permite que a luz solar entre no ambiente, mas não que ela ataque os olhos.

 

3.      Adote medidas ergonômicas com monitores

Monitores e laptops costumam ser colocados em empresas de forma a fácil de digitar, e ponto. Entretanto, esses deveriam ser posicionados de forma a favorecer a ergonomia dos funcionários.

Ou seja, em uma posição que favoreça a postura correta do pescoço e das mãos, com uma película antirreflexo, e com os fios e cabos organizados. Além disso, prefira fones de ouvido individuais, e com abafador de ouvido.

Dessa forma você evita lesões nas juntas, na coluna e nos olhos, além de lesões no ouvido interno.

 

4.      Instale tapetes higienizantes na entrada de cada porta

Tapetes higienizantes são capachos com duas partes, e dois tipos de cerdas.

Na primeira, é um tecido mais poroso, e com algum produto de limpeza. Um desinfetante. Na segunda, é um tido de alta absorção. Dessa forma, você evita que sujeiras da rua entrem no escritório – e passem de um cômodo a outro.

 

5.      Distribua álcool em gel – e hidratantes de mão

Não basta higienizar as mãos com álcool em gel. Esse é essencial, mas seu uso frequente resseca as mãos e a longo prazo causa lesões.

Então, distribua, além do álcool em gel, hidratantes individuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.