5 distrações prejudiciais ao estudo remoto

O estudante deve ter mais atenção para mante o foco nos estudos.

O estudo remoto se tornou uma realidade para muitos estudantes em todo o mundo, especialmente desde a pandemia de COVID-19. Ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e comodidade, o estudo remoto também pode ser uma fonte de distrações e desafios. Diante disso, o estudante que opta por fazer um curso a distância deve se manter atento para ter disciplina mesmo com horários de estudo mais flexíveis.

Distrações no estudo remoto

A seguir, apresentaremos as principais distrações prejudiciais ao estudo remoto além de dicas e estratégias para superá-las e atingir o sucesso acadêmico.

  1. Redes sociais e entretenimento online

As redes sociais e o entretenimento online são algumas das principais distrações prejudiciais ao estudo remoto. Com o acesso fácil e rápido a sites como Facebook, Instagram, TikTok e Netflix, é fácil perder a concentração e a produtividade. 

Para superar essa distração, é importante estabelecer horários específicos para o uso das redes sociais e do entretenimento online, e respeitar esses horários durante o período de estudo. Além disso, é recomendável desativar as notificações e utilizar aplicativos de bloqueio de sites para manter a foco no estudo.

  1. Ambiente de estudo inadequado

Um ambiente de estudo inadequado pode ser uma grande distração ao estudar remotamente. Estudar em um ambiente ruidoso, desconfortável ou mal iluminado pode afetar a concentração e a capacidade de aprendizagem. 

Para superar essa distração, é importante criar um ambiente de estudo confortável e propício ao aprendizado, com uma cadeira e mesa confortáveis, boa iluminação e redução de ruídos. Além disso, é recomendável evitar estudar em locais como a cama ou o sofá, que podem ser associados ao descanso e à distração.

Dica extra: Para melhorar a concentração e a produtividade, é recomendável utilizar música instrumental ou ambiente sonoro, como ruídos de chuva ou vento, que possam ajudar a bloquear outros ruídos e a criar um ambiente de estudo propício.

  1. Falta de rotina e disciplina

A falta de rotina e disciplina pode ser uma grande distração ao estudar remotamente. Sem a estrutura e a rotina da escola ou da universidade, é fácil perder a noção do tempo e adiar o estudo. 

Para superar essa distração, é importante estabelecer uma rotina diária de estudo, com horários específicos para cada assunto e atividade. Além disso, é recomendável definir metas e objetivos claros para cada sessão de estudo, e manter-se focado e disciplinado durante o período de estudo.

O estudo remoto também apresenta desafios.
Menina estuda no computador, a distância. Imagem: Annie Spratt/Unsplash
  1. Multitarefa e interrupções

A multitarefa e as interrupções podem ser distrações prejudiciais ao estudo remoto. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou ser interrompido constantemente pode afetar a concentração e a capacidade de aprendizagem. 

Para superar essa distração, é importante concentrar-se em uma tarefa de cada vez, e evitar realizar outras tarefas ou atividades durante o período de estudo. Além disso, é recomendável informar à família e aos amigos sobre os horários de estudo, e solicitar que respeitem esses horários e evitem interrupções desnecessárias.

  1. Falta de motivação e interesse

A falta de motivação e interesse pode ser uma grande distração ao estudar remotamente. Sem a interação e o incentivo dos professores e colegas, é fácil perder a motivação e o interesse pelos estudos.

Para superar essa distração, é importante encontrar maneiras de se motivar e se engajar nos estudos, como definir metas e objetivos claros, buscar ajuda e orientação de professores e colegas, e utilizar recursos didáticos interativos. Além disso, é recomendável manter uma atitude positiva e proativa em relação aos estudos, e buscar o apoio e o incentivo de familiares e amigos.

Dica extra: Para manter a motivação e a produtividade, é recomendável utilizar técnicas de gamificação, como aplicativos que recompensam o progresso e a produtividade com pontos, insígnias ou outros incentivos.

Leia também 7 dicas para resolver questões de múltipla escolha em provas de concursos; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.