5 arquitetos que revolucionaram o conceito de construção civil

 

Um dos trabalhos mais antigos e de maior importância, em todo o mundo é a Arquitetura. Primeiro, porque arquitetos são as pessoas que planejam construções – de castelos na idade média aos shopping centers na contemporaneidade. Segundo, porque arquitetos são pessoas que planejam a estrutura de uma cidade.

Pensando no caso específico do urbanismo, arquitetos são pessoas que pensam a estrutura das cidades, logradouros públicos, e similares.

O próprio formato de uma cidade depende da arquitetura. Por exemplo, o caso de Brasília, cidade totalmente construída do zero: sua estrutura foi toda modelada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Ou ainda o caso da construção do Aterro do Flamengo, por parte da arquiteta Lota de Macedo Soares: sua construção deu uma identidade ao bairro e à cidade do Rio, em si.

Assim, há arquitetos ousados e criativos revolucionaram a construção civil no mundo todo. Você os conhece? Confira:

 

1.      Le Corbusier (1887-1965)

Um dos grandes arquitetos de todo o mundo. Entre outras realizações, uma das mais conhecidas do suíço foi as Unité d’Habitation, um conceito de moradia de forte influência cubista.

Basicamente, são apartamentos modulares, que prezam pela objetividade da necessidade mais básica: o morar. Isso mudou a forma edifícios residenciais urbanos foram construídos.

Arquiteto polêmico, suas criações e teorias sobre a arquitetura definiram essa área do saber, no século XX.

 

2.      Frank Lloyd Wright (1867-1859)

Arquiteto norte-americano, autor de mais de mil projetos, suas construções, como o museu Guggenheim, em Nova York, são conhecidas pelas formas e estilos de geométricos e “limpos”.

Outro campo da arquitetura que influenciou foi a da arquitetura orgânica. Basicamente é um estilo em que construções se inserem no meio-ambiente, de forma a parecer natural, como é o caso da Casa-cascata.

Outro estilo que marcou suas criações foi o da arquitetura tradicional japonesa.

 

3.      Oscar Niemeyer (1907-2012)

O arquiteto responsável pela projeção e construção de Brasília foi, também, um dos maiores nomes da arquitetura do século 20.

Além da arquitetura, foi um ativista político fervoroso, nunca abandonando seus ideais comunistas. Suas criações, reconhecidas pelos formatos ondulares e pouco tradicionais são parte da identidade arquitetônica brasileira.

O icônico prédio do legislativo é um dos símbolos mais famosos do país. Lucido até o fim de sua (longa) vida, dividiu opiniões.

 

4.      Zaha Hadid (1950-2016)

Arquiteta iraquiana que revolucionou a chamada “corrente desconstrutivista”, isso é, obras com formas diferenciadas e originais.

Suas formas grandiosas, como é o caso do Centro Aquático de Londres, lhe garantiram imenso prestígio em vida, de forma que suas criações estabeleceram um novo panorama na arquitetura do século 21.

Além disso, ficou famosa por seus designs de interiores.

 

5.      Lota Macedo Soares (1910-1967)

Uma das grandes urbanistas do século 20, autodidata e de opiniões polêmicas e vida intensa.

Sua mais conhecida obra foi o Parque do Flamengo, complexo esportivo grandioso, que deu nova cara ao bairro homônimo do Rio.

Dona de opiniões políticas contundentes, suas obras cheias de influência Modernista marcam até hoje, o estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.