4 hábitos para melhorar seu desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal de alguém, seja no ambiente de trabalho, seja em relações interpessoais, vai para além de protocolos e estudos formais.
Claro que com uma formação profissional sólida, você consegue avanços importantes na carreira, e até mesmo, consegue inovar sua metodologia de trabalho, sendo um funcionário mais proativo e inovador.
Já seguindo protocolos, você não apenas mostra conhecimento das regras de conduta de um local, mas também respeito por elas. isso é de enorme importância, quando pesamos em construir instituições sólidas.
Porém, essa parte é básica, e ela não garante que você, em seu íntimo se sinta bem, com seus atos. Você se desgasta, e faz as coisas sem saber os motivos pra isso. Uma hora, seu desenvolvimento estagna, – falta sentido para suas ações.
Logo, como melhorar seu desenvolvimento pessoal? Veja essas 5 atitudes.
1. Defina metas reais
Para você se desenvolver, é preciso saber aonde você quer chegar. Sem uma meta, você começa a sabotar sua vida, começa a fazer um trabalho de baixa qualidade…
Com uma meta, sua vida ganha propósito. E isso não precisa ser uma motivação profunda ou quase esotérica.
Sua meta pode ser, simplesmente, conseguir juntar um pouco de dinheiro, para viajar no ano-novo. É uma meta perfeitamente justa e digna.
Com metas definidas, você descobre o que motiva você em seu trabalho e ações, e assim, para de sabotar a si mesmo.
2. Aposte na rotina
A rotina pode ser fatal para algumas pessoas, que simplesmente gostam de explorar as possibilidades do dia, conforme vão vivendo.
Se esse é o seu caso, pule esse tópico.
Do contrário, entenda: ter uma rotina é importante para que você crie metodologias para trabalhar o suficiente, sem deixar de lado a diversão e o autocuidado.
Assim, defina seus horários, anote eles, elenque suas atividades da semana e seu tempo de descanso, e cumpra eles com foco. Lembre-se do tópico 1: suas metas. A rotina serve para atingir elas!
3. Seja empático
Empatia parece uma palavra da moda, mas a verdade é que, se ela fosse mais praticada por todos, o mundo seria menos cruel com algumas pessoas.
Isso porque, ser empático significa “entender a posição do outro”, sem julgar. Isso é, entender as pessoas, porque elas fazem o que fazem, porque elas pensam algo de um modo x ou y, porque elas pensam diferente de você.
A busca pela compreensão de mundo de outra pessoa serve para você olhar para si mesmo, e busca entender as suas motivações, e como elas podem caminhar no sentido de auxiliarem a aflição alheia.
4. Aprenda com as falhas
Erros e falhas são terríveis, e em alguns casos fatais. Mas elas sempre trazem uma lição, por mais triste que possa ser o erro.
Logo, quando você cometer erros (e você vai), não reprima sua frustração e raiva, mas não leve isso para sua vida. Entenda como foi o erro, porque ele aconteceu e o que pode ser feito, para ele não se repetir.