3 lições esportivas para empresários

Praticar esportes é ótimo para a saúde. Deve ser com moderação, acompanhamento de um profissional formado em Educação Física, e, depois de uma avaliação médica.

Isso não invalida que todos deveriam fazer alguma atividade. Quem faz esportes queima calorias, desestressa, estimula o cérebro…

Porém, o esporte também traz valiosas lições para quem está no mundo empresarial. Atletas e preparadores físicos, como Nuno Cobra e Amyr Klink, por exemplo, são conhecidos por suas palestras.

E você? Sabe como o esporte pode te ajudar no mundo corporativo?

 

1.     Mude de estratégia, conforme corre o jogo

Fazer uma estratégia é fundamental. Seja em um jogo, em um plano de marketing, em um processo trabalhista… É muito importante que você e sua equipe tenham um plano de como chegar a esse objetivo.

O que o esporte ensina, porém, é que o outro lado também terá suas estratégias. Assim, você pode ser surpreendido. O técnico analisa a equipe, vê que uma jogada ofensiva é eficaz e o jogo começa. Mas a defesa do adversário parece imbatível!

O que o técnico faz? Ele precisa mudar sua estratégia. Analisar o perfil dos jogadores, dos dois times em campo, e pensar formas de driblar essa mudança inesperada, a partir de suas possibilidades.

A mesma coisa acontece no mundo empresarial. Planejar é obrigatório. Agora, ter sucesso… Isso depende de como você vai planejar seu “jogo”.

 

2.     Não seja antiético

Ser antiético em um jogo significa sua expulsão de campo, sua desclassificação, sua perda de credibilidade. Em um primeiro momento, você até pode ganhar. Logo que a verdade vem à tona, porém, sua reputação estará marcada.

O mesmo vale para empresas. Lucrar a qualquer custo mostra, além de uma falta de planejamento e administração, falta de caráter. Além de constituir, no caso de empresas, de uma forma de crime (espionagem industrial, processos trabalhistas, crimes ambientais…). Seja ético e correto. Siga as regras.

Nem sempre você vai ganhar. Faz parte do jogo. Mas pelo menos você perde sabendo que agiu de forma justa e humana.

 

3.     Trabalhe em equipe

Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos. Mohamed Ali, o maior boxeador. O que todos eles têm em comum?

Equipes. Sim. Todos eles trabalharam em grupo. Diretamente (Pelé e a seleção) ou indiretamente (Ali e seus técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas). Ou seja, para você ter sucesso, você precisa de um grupo de pessoas pensando um objetivo em comum. Você precisa gerir uma equipe.

Gerir uma equipe é relegar, a cada membro da equipe, uma tarefa que é mais adequada ao perfil dessa pessoa. Isso incluí selecionar, treinar, adaptar. Um verdadeiro trabalho de aproveitamento dos recursos humanos da empresa.

Esteja pronto para liderar essa equipe. Conheça os pontos fortes e fracos de todos, saiba como lidar com as diferenças e receios, saiba como se preparar para a “carta na manga” dos seus adversários. E tenha certeza: se for perder, é melhor por ter enfrentado um adversário mais forte, do que por você não estar pronto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.