• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Negócios

O que é Marketing de Guerrilha?

Lucas Grosso por Lucas Grosso
17 de outubro de 2023, 22:54h
em Negócios, Tecnologia
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

 

Uma das tendências mais criativa no marketing é o marketing de guerrilha. O nome se deve as teorias do publicitário Jay Conrad Levinson (1933-2013), e faz uma analogia com táticas de combate nas selvas, justamente, por ter um ponto central.

No marketing de guerrilha, a empresa precisa inovar sua estratégia, e se valer de técnicas que promovam a marca, de modo original e “surpreendente”.

Esses conceitos ajudaram a moldar muito do que temos como publicidade digital, principalmente, quando pensamos “trends” e “memes”.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Você sabe quais são essas técnicas? Como usá-las? Veja em nosso artigo.

 

 

Você TambémPode Gostar

receiving email abbbb

Melhores ferramentas de pesquisa de e-mails em 2025

11 de setembro de 2025, 11:24h
Pessoa utilizando uma maquininha de cartão para realizar pagamento via NFC.

Qual a melhor maquininha de cartão?

16 de agosto de 2025, 13:39h
camera de monitoramento

Tecnologia acessível: por que a câmera de segurança IM7 é ideal para iniciantes em monitoramento residencial

24 de julho de 2025, 11:02h

1.     Campanhas virais

Uma campanha viral é, como o próprio nome sugere, algo que se espalharia como um vírus. Essa estratégia parte de teorias sobre senso de comunidade.

Nas redes sociais ele fica muito evidente, quando você pede que o usuário marque a empresa na foto, reproduza uma dança, ou compartilhe algo, a fim de se obter uma “recompensa” (um desconto, status social).

Porém, ele pode ser aplicado fora das redes. Uma campanha bem conhecida é utilizada por estações de rádio, quando elas pedem que os usuários colem adesivos da rádio em seus carros e passem por “blitz” da estação, para ganharem prêmios.

 

2.     Intervenção urbana

Campanhas com intervenção urbana pressupõem cartazes espalhados pela cidade. Entretanto, no marketing de guerrilha, essa intervenção precisa ser inusitada.

Um dos exemplos mais inusitados foi da banda Pink Floyd, que em 1977 inflou um balão gigantesco em formato de porco no céu de Londres, para promover o disco Animals.

 

3.     Performances inesperadas

Flashmobs e happenings são formas de marketing de guerrilha, pois elas pressupõem uma ação dramática feita em público, sem aviso prévio.

Enquanto o flashmob é uma ação em comum, orquestrada por um grupo de pessoas, um happening é uma ação sem aviso, que pode ser feita por uma pessoa só (e que não precisa ter roteiro pré-definido).

Um dos happenings publicitários mais conhecidos foi o de um pianista que começou a tocar uma música de certa banda, em um shopping. A música, logo, engajou os clientes.

 

4.     Marketing de emboscada

O marketing de emboscada pressupõe associar uma campanha a outra, mas de forma criativa. Ao invés de simplesmente destacar o produto, a empresa “ataca” o concorrente.

Um exemplo conhecido é o de uma campanha para TV, na qual um menino compra duas latas do refrigerante X numa máquina de venda automática, para usa-las de apoio para alcançar o botão do refrigerante Y, que estava mais alto.

 

5.     Astroturfing e Grassroot

O astroturfing (“grama sintética”) seria aquela em que uma narrativa ou notícia começa a ser divulgada para, em seguida, se mostrar como apenas uma campanha de publicidade.

A estratégia é arriscada, porque a repercussão pode ser negativa: corretora que empregou uma cliente que teria enriquecido com eles, mas era uma herdeira.

O grassroot (“grama pela raiz”) é uma propaganda que evidencia que aquilo é uma propaganda, em nome de uma ideologia: o desodorante que leva mulheres variadas para mostrar a “real beleza”.

Tags: Marketing de GuerrilhaMarketing de InfluênciaMarketing de RelacionamentoMarketing DigitalPropagandaPublicidade
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Qual é o nome do rei?

Próximo Post

A investigação de Sherlock Holmes

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

receiving email abbbb
Tecnologia

Melhores ferramentas de pesquisa de e-mails em 2025

11 de setembro de 2025, 11:24h
Pessoa utilizando uma maquininha de cartão para realizar pagamento via NFC.
Tecnologia

Qual a melhor maquininha de cartão?

16 de agosto de 2025, 13:39h
camera de monitoramento
Tecnologia

Tecnologia acessível: por que a câmera de segurança IM7 é ideal para iniciantes em monitoramento residencial

24 de julho de 2025, 11:02h
Pessoa usando o aplicativo gov.br no celular.
Dicas

Gov.BR: “Não é possível gerar código de acesso nesse dispositivo”; O QUE FAZER?

15 de julho de 2025, 08:39h
Mulher utilizando laptop com gráficos e dados digitais holográficos projetados.
Tecnologia

5 ferramentas de IA que estão mudando o mercado em 2025

21 de maio de 2025, 20:39h
Jovem olhando para o celular com ícones digitais de redes sociais flutuando ao redor, representando escolhas entre WhatsApp e Instagram
Psicologia e Comportamento

Você é da turma do WhatsApp ou do Instagram? Sua escolha revela algo oculto

19 de maio de 2025, 14:39h
Próximo Post
investigação de Sherlock Holmes

A investigação de Sherlock Holmes

encontre a sequência correta

Desafio matemático: encontre a sequência correta na imagem

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Três vistas de uma moeda de 5 centavos do Brasil, ano 1994: anverso (efígie da República), bordo liso e reverso (valor "5 CENTAVOS" e ano "1994"). Ilustra a moeda rara.

Sua moeda de 5 centavos pode valer R$ 120,00! Descubra o ano secreto!

17 de outubro de 2025, 18:39h
Notas de cem reais em frente à agência da Caixa representando benefício via Pix de R$ 108 com início em 20 de outubro

Benefícios da CAIXA: brasileiros recebem Pix de R$ 108 a partir do dia 20 de outubro

17 de outubro de 2025, 17:39h
Imagem ilustrativa de uma pessoa sorrindo e segurando várias cédulas de R$100, simbolizando o aumento do salário em profissões que não exigem diploma universitário.

Descubra as carreiras que estão mudando o jogo — e não pedem faculdade

17 de outubro de 2025, 16:39h
Mulher sorridente segurando nova carteira de identidade contra fundo amarelo e texto azul destacando identidade.

Mutirão para emissão da Carteira de Identidade acontece neste sábado (18)

17 de outubro de 2025, 15:39h
Policiais militares de costas próximos a viatura representando urgência dos últimos dias de inscrição para concurso com 2 mil vagas

Concurso público da Polícia Militar: últimos dias para se inscrever para mais 2 mil vagas com salários de R$ 5 mil

17 de outubro de 2025, 14:39h
Cadernos de prova do Enem sobre mesa com materiais de estudo representando revisão eficiente nos dias finais antes do exame

Enem 2025: como revisar de forma eficiente nos últimos dias?

17 de outubro de 2025, 13:39h
Terminal de autoatendimento Caixa mostrando cédulas de cem reais representando Pix de até R$ 1.000 disponível durante o ano

Veja como se cadastrar para receber Pix de R$ 1.000 da CAIXA de janeiro a dezembro

17 de outubro de 2025, 12:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.