Todo início de ano a dúvida volta: aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) querem saber se já é possível consultar o 13º salário. Em 2026, não é diferente. Para quem já quer saber quanto vai receber de 13º, o valor da primeira parcela é mais fácil de descobrir, mas outros detalhes sobre o segundo pagamento ainda geram dúvidas.
O benefício é aguardado por milhões de brasileiros, pois traz alívio ao orçamento e costuma movimentar a economia. Veja o que já se sabe sobre valores, datas e como calcular a segunda parcela do abono neste ano!
Previsão de datas: quando serão pagos os valores do 13º do INSS?
Apesar da expectativa, as datas de pagamentos do 13º do INSS em 2026 ainda não foram divulgadas pelo órgão.
O que existe é a previsão de que os valores possam ser antecipados, seguindo o padrão dos últimos anos, desde que um decreto presidencial seja publicado autorizando essa antecipação.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
A antecipação depende de decisões do governo federal, por isso quem recebe o benefício deve ficar atento a notícias oficiais e atualizações em portais de referência. O pagamento ocorre junto ao benefício mensal, nas datas divulgadas pelo INSS, mas só após autorização presidencial.
Como funciona o cálculo da primeira e da segunda parcela do 13º do INSS?
Entendendo o valor da primeira parcela do 13º do INSS
O valor da primeira parcela do 13º do INSS é simples de descobrir: equivale a metade do valor do benefício mensal e, neste momento, não sofre nenhum desconto.
Ou seja, quem recebe um benefício de R$ 2.000,00 verá a primeira parcela de R$ 1.000,00 cair na conta – esse é o valor bruto, direto e sem descontos, para facilitar o planejamento dos beneficiários.
Como calcular o valor da segunda parcela do 13º salário do INSS
A segunda parcela do 13º salário equivale à metade do valor do benefício. Diferentemente da primeira parcela, que é paga integralmente, a segunda pode ter desconto de Imposto de Renda, dependendo do valor recebido pelo aposentado ou pensionista.
Dessa forma, o valor líquido da segunda parcela tende a ser menor para quem está sujeito ao Imposto de Renda, já que a primeira é paga integralmente.
Ter isso em mente ajuda no planejamento financeiro de quem depende desse dinheiro extra.
Passo a passo para calcular:
- Pegue o valor do seu benefício mensal
- Divida por 2 (esse é o valor bruto da segunda parcela)
- Aplique o desconto de acordo com a faixa, se aplicável
Pontos importantes sobre o 13º do INSS em 2026
- A primeira parcela não tem desconto.
- A segunda parcela pode ter desconto de Imposto de Renda, se aplicável.
- O calendário oficial depende de publicação de decreto presidencial.
- Consultas podem ser feitas gratuitamente no Meu INSS, site, app ou pelo atendimento por telefone do INSS.
- Antecipação depende de decisão do governo federal.
Para quem utiliza o INSS como fonte de renda principal, estar atento às regras e prazos do 13º permite mais previsibilidade financeira.
Essas informações ajudam o beneficiário a planejar compras, pagamentos extras ou pequenos sonhos. Você já sabe como vai usar o seu 13º salário esse ano?
Perguntas frequentes
- Quando saem as datas de pagamento do 13º do INSS?
Assim que for publicado decreto presidencial. - Como consultar o valor do 13º pelo aplicativo?
Basta acessar o Meu INSS, fazer login e conferir a folha de pagamento. - Quem teve benefício concedido durante o ano recebe proporcional?
Sim, o valor é calculado com base nos meses de recebimento dentro do ano vigente. - Como saber se terei desconto de IR na segunda parcela?
Verifique se o benefício mensal ultrapassa a faixa de isenção publicada para 2026.
Para conferir mais conteúdos como este, acesse o Pensar Cursos diariamente!












