Fuvest divulga datas do Vestibular 2025; confira

Provas serão realizadas em novembro e dezembro

Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.

A instituição oferece uma série de oportunidades e cursos de graduação de excelência, atraindo estudantes de todas as partes do país por meio do seu processo seletivo.

Os estudantes que querem estudar na USP devem ficar atentos: nesta segunda-feira dia 18 de março, a instituição divulgou algumas das principais datas da próxima edição do seu Vestibular.

Dessa maneira, para te ajudar a participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com as principais informações que você precisa saber sobre o Vestibular Fuvest 2025, incluindo principais datas e funcionamento das provas. Vamos conferir!

Principais datas do Vestibular 2025 da Fuvest já foram publicadas

Na tarde desta segunda-feira, 18 de março, a Fuvest divulgou algumas das principais datas da próxima edição de seu processo seletivo. A instituição ainda não divulgou o período de inscrições no Vestibular, mas somente as datas das provas.

Assim como nas edições passadas do processo seletivo, o Vestibular 2025 da Fuvest será dividido em duas etapas diferentes. A primeira etapa será aplicada no dia 17 de novembro de 2024 e todos os candidatos aprovados deverão realizar a segunda etapa, que irá acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024.

Na primeira fase, os candidatos irão resolver questões de múltipla escolha sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. A segunda fase, por sua vez, será composta por questões dissertativas, sendo 10 questões de português e 12 questões sobre tópicos de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato no momento da inscrição.

USP
Todos os candidatos aprovados na primeira fase farão as provas da segunda etapa em dezembro. Imagem: George Campos/USP Imagens

Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação na segunda fase do Vestibular da Fuvest. O tema da redação do Vestibular 2024 da Fuvest foi: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”.

Os candidatos aos cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas também deverão realizar provas de habilidades específicas em outras datas que ainda não foram definidas pela comissão organizadora do processo seletivo. Na última edição do Vestibular, as provas específicas foram realizadas no mês de janeiro.

A Fuvest ainda não divulgou o período para o envio de pedidos de isenção da taxa de inscrição, mas a informação deverá ser divulgada em breve. Na última edição do processo seletivo, os candidatos que não foram beneficiados com a isenção pagaram uma taxa de inscrição de R$ 191.

O calendário completo e o edital do Vestibular 2025 serão publicados em breve. Caso tenha alguma dúvida sobre as informações divulgadas até o momento, acesse o site oficial da Fuvest.

Novidades no Vestibular Fuvest 2025: curso de Medicina

Além das principais datas do processo seletivo, a Fuvest também anunciou nesta segunda-feira (18) que a próxima edição do seu Vestibular contará com algumas mudanças. Dentre elas, podemos citar o ingresso unificado para o curso de Medicina.

Dessa maneira, os candidatos poderão indicar uma ordem de preferência pelos campi da USP em que o curso de Medicina é oferecido. As três opções disponíveis são: São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.

Vestibular Fuvest 2025: oferta de vagas

Por meio do Vestibular 2025, a Fuvest irá oferecer mais de 8 mil vagas para inúmeros cursos de graduação ministrados pela USP.

Na última edição do processo seletivo, a Fuvest utilizou o sistema de ações afirmativas, destinando 4.888 vagas aos candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”, 2.053 aos estudantes de escola pública (EP) e mais de mil vagas para os participantes EP/PPI.

Todos os candidatos aprovados através do processo seletivo ingressarão na USP no primeiro semestre letivo de 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.