Dá tempo de começar a estudar para o Concurso Nacional Unificado? 

Será que tem tempo suficiente para começar a estudar para o Concurso Nacional Unificado? Confira!

O dia do Concurso Nacional Unificado (CNU) está se aproximando! Portanto, é crucial que os candidatos intensifiquem seus estudos para aumentar suas chances de aprovação. Alguns começaram a se preparar desde antes do lançamento do edital, mas outros ainda não começaram. Será que ainda há tempo para estudar?

Saiba a seguir!

Veja também: Quer abrir seu próprio negócio em 2024? Confira as melhores dicas

Dicas de especialista para o Concurso Nacional Unificado (CNU)

Mateus Andrade, professor especializado em concursos públicos da Brabo Concursos, explica que a aprovação depende do cargo escolhido pelo candidato. Alguns cargos oferecidos no Concurso Nacional Unificado são menos frequentes e exigem uma formação específica, o que reduz a concorrência. Em certas carreiras, a quantidade de conteúdo é menor, mas é raro passar estudando apenas após o edital. No entanto, alguns candidatos podem ser aprovados começando a estudar agora.

Para os candidatos que não sabem por onde começar, Mateus sugere que o mais importante é ter certeza de que desejam seguir carreira no serviço público, pois precisarão focar e dedicar-se aos estudos até a aprovação. É fundamental estabelecer uma rotina de aprendizagem semanal e planejar como estudar, seja por meio de livros, apostilas, aulas online ou presenciais, e realizar revisões periódicas.

Ademais, é crucial conhecer o edital e o conteúdo solicitado para distribuir o tempo dedicado a cada matéria e melhorar a memorização. Além disso, é essencial criar um ambiente propício para o estudo, com conforto, boa iluminação, acesso à internet e silêncio. Também é importante cuidar da alimentação, praticar atividade física e descansar para promover bem-estar físico e mental, o que contribui para o processo de aprendizagem.

Tem como aproveitar os estudos para outros concursos?

O professor Mateus Andrade diz que é possível usar os estudos para o Concurso Unificado em outros concursos públicos. Ele sugere focar nas matérias gerais presentes na maioria dos editais.

“Vários concursos incluem questões de português ou matemática, por exemplo, e ao aprender esses conteúdos, o candidato estará preparado para diversos concursos diferentes. Também é viável otimizar os estudos seguindo técnicas como buscar concursos com matérias semelhantes e construir uma base de estudos eficiente”, explicou.

Mateus observa que agora é mais fácil encontrar provas e questões anteriores classificadas por tema, assunto e cargo, o que ajuda na organização dos estudos. “Mesmo para o Concurso Nacional Unificado, que é novo, os candidatos podem encontrar o conteúdo facilmente, revisando questões de concursos anteriores do órgão ou instituição para os quais optaram.”

“Sobre materiais de estudo, muitos candidatos compram mais do que precisam, podendo economizar tempo e dinheiro optando por materiais de alta qualidade. Plataformas com muitos cursos podem causar ansiedade, pois o conteúdo é extenso e não há tempo para estudar tudo. Por isso, é importante buscar materiais de qualidade para cada disciplina, seja por meio de apostilas, livros, revisões ou aulas online e presenciais”, concluiu.

Veja também: Confira 6 dicas para se dar bem nas provas discursivas de concursos públicos

Sobre as provas do CNU

Com as inscrições fechadas, as provas do CNU estão próximas. Elas serão realizadas em 05 de maio de 2024, em diferentes horários:

Manhã:

  • Para nível superior: 20 questões de conhecimentos gerais mais uma redação sobre conhecimentos específicos do bloco (2h30min)
  • Para nível médio: 15 questões de língua portuguesa mais uma redação (2h30min)

Tarde:

  • Para nível superior: 50 questões de conhecimentos específicos (3h30min)
  • Para nível médio: 45 questões (3 horas)

Etapas

Os candidatos serão avaliados em até três etapas:

  1. Na primeira etapa, os candidatos passarão por:
    • Uma prova objetiva e discursiva, que é eliminatória e classificatória.
    • Redação.
    • Avaliação médica para os candidatos com deficiência.
    • Verificação de autodeclaração racial para os candidatos negros.
    • Verificação documental para os candidatos indígenas concorrendo às vagas da Funai.
  2. Na segunda etapa, se aplicável, haverá a avaliação de títulos, que é apenas classificatória.
  3. Na terceira etapa, se aplicável, os candidatos realizarão um curso de formação específico.

Veja também: Curso Auditoria de Contas Médicas GRATUITO, Online e com Certificado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.