O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos órgãos mais importantes do Ministério da Saúde e do Governo Federal. Ele proporciona atendimento gratuito para pessoas em todo o Brasil, eliminando a necessidade de assinar planos de saúde ou fazer pagamentos diretos aos médicos.
Além do atendimento médico de urgência, o SUS oferece uma ampla gama de serviços, que vão desde consultas psicológicas até medicina alternativa e terapias holísticas.
Ao explorar os serviços do SUS, é possível descobrir que a lista de atendimentos gratuitos é mais abrangente do que se imagina. Confira mais detalhes a seguir!
O que é o SUS?
O SUS, ou Sistema Único de Saúde, é um serviço público de saúde no Brasil. Ele foi criado para garantir que todos os brasileiros tenham acesso gratuito a vários serviços médicos.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Dessa forma, se as pessoas precisarem de diagnóstico ou tratamento, podem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Além disso, o SUS oferece Práticas Integrativas e Complementares (PICS) aos usuários. Essas práticas são terapias que ajudam a lidar com problemas de saúde, questões psicológicas e adotam uma abordagem mais abrangente nos tratamentos.
Veja também: ESTAS coisas podem ACABAR com seu auxílio-doença do INSS
Conheça 6 serviços gratuitos do SUS
Meditação
Na Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS), a meditação é um ótimo recurso oferecido pelo SUS para lidar com o estresse e a ansiedade. Essa técnica antiga é amplamente usada hoje para melhorar a saúde mental.
Assim, a meditação ajuda a focar a mente, reduzir pensamentos repetitivos, mudar o humor e aprimorar o desempenho cognitivo, promovendo uma vida mais tranquila.
Ademais, aqueles que meditam regularmente geralmente desenvolvem maior capacidade de concentração, lidam melhor com o estresse diário, aprimoram a conexão entre corpo e mente e experimentam uma sensação de tranquilidade ao sintonizar com as energias do universo.
Yoga
Outro recurso do SUS é a yoga, uma prática oriental antiga que melhora a conexão entre corpo e mente. A yoga está relacionada à meditação e, muitas vezes, as pessoas as praticam juntas.
No SUS, há atendimento para diferentes técnicas de yoga, como laya-yoga, mantra-yoga e hatha-yoga, permitindo que as pessoas trabalhem aspectos físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais.
Por fim, os benefícios da yoga incluem a redução do estresse, o aumento da energia, a melhoria da saúde geral, o aprimoramento da qualidade de vida e a promoção do equilíbrio do sono.
Veja também: Saiba se é possível transformar o BPC em auxílio-doença
Homeopatia
Apesar de ser um pouco polêmica, a homeopatia é um dos serviços gratuitos oferecidos pelo SUS aos usuários.
A homeopatia é uma abordagem terapêutica que vê o paciente na totalidade, não apenas partes individuais. Seu método é baseado em três pilares: a Lei de Troca Equivalente, a ultra diluição de remédios e a experimentação em pessoas saudáveis.
Os medicamentos homeopáticos geralmente usam pequenas quantidades de substâncias naturais para causar efeitos específicos no corpo humano. No entanto, é importante lembrar que a eficácia dessa prática ainda é debatida pela comunidade científica.
Acupuntura
A acupuntura é uma prática incomum em que as pessoas melhoram a saúde com agulhas em pontos específicos do corpo. Originária da China, essa técnica é muito popular na medicina holística.
No SUS, a acupuntura é usada tanto como tratamento individual quanto como parte integrante de outras práticas, como meditação e yoga, dentro das Práticas Integrativas e Complementares.
Musicoterapia
Um dos serviços menos conhecidos do SUS é a musicoterapia, que usa música para tratar da saúde dos pacientes, principalmente em questões de saúde mental como ansiedade e depressão.
A música desempenha um papel vital ao facilitar a comunicação, expressão e organização mental, emocional, social e cognitiva dos pacientes.
Fitoterapia
Por fim, a fitoterapia é o tratamento de saúde usando plantas medicinais, sem usar diretamente seus compostos isolados.
Em alguns lugares de saúde, a fitoterapia inclui também a jardinagem, relaxante para quem enfrenta problemas de saúde mental.
Como solicitar estes serviços do SUS?
Segundo informações de sites especializados, quem quiser receber atendimento com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) precisa ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer o encaminhamento.
Assim, segundo o Ministério da Saúde, mais de 8,2 mil postos de saúde em todos os estados do Brasil já oferecem esse serviço.
Veja também: Como escolher um plano de saúde?