Concurso TJMG: edital está sendo desenvolvido

Planejado desde 2023, o concurso para o cargo de Oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está sendo elaborado.

Desde 2023 está sendo preparado o edital para um novo concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o cargo de Oficial.

A notícia foi divulgada pelo portal de notícias do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG) em 27 de fevereiro de 2024.

Durante negociações com o Sindicato, a administração do Tribunal informou que o concurso seguirá o mesmo modelo proposto no edital de 2022, com as vagas distribuídas por comarcas do TJMG.

Ademais, a empresa responsável pela organização do concurso será a MS concursos, e o edital oferecerá oportunidades de nível médio para os seguintes cargos:

  • Oficial Judiciário na Comissão da Infância e da Juventude;
  • Oficial Judiciário no cargo de Oficial Judiciário.

Saiba mais informações a seguir.

Veja também: Concurso COHAB Campinas: inscrições abertas

Como será a prova do concurso TJMG?

Os candidatos serão submetidos a avaliações por meio de provas objetivas, que serão de múltipla escolha e terão caráter eliminatório e classificatório.

Estas provas serão compostas por um total de 80 questões, sendo cada uma delas apresentando 5 alternativas (A, B, C, D e E). As disciplinas abordadas nas avaliações incluem Língua Portuguesa, com 25 questões, Noções de Direito, também com 25 questões, Noções de Informática, com 5 questões, Conhecimentos Específicos, abrangendo 20 questões, e Raciocínio Lógico, com 5 questões.

Além disso, a previsão é de que os exames sejam realizados em diversas cidades, tais como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

Concurso TJMG: cargos

  • Cargos de nível nédio (Oficial Judiciário – Classe D):
    1. Assistente Técnico de Controle Financeiro
      • Requisitos: Conclusão de curso técnico de contabilidade reconhecido por órgão governamental competente.
    2. Oficial de Justiça
      • Requisitos: Conclusão de curso de nível médio de escolaridade reconhecido por órgão governamental competente.
  • Cargos de nível superior (Analista Judiciário – Classe C):
    1. Administrador
      • Requisitos: Graduação em Administração, Administração ou Gestão Pública reconhecida por órgão governamental competente, além de registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    2. Analista de Tecnologia da Informação
      • Requisitos: Graduação em Tecnologia da Informação reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria. Experiência mínima de 2 anos na área.
    3. Analista Judiciário
      • Requisitos: Graduação em Direito reconhecida por órgão governamental competente.
    4. Assistente Social
      • Requisitos: Graduação em Serviço Social reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria.
    5. Bibliotecário
      • Requisitos: Graduação em Biblioteconomia reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    6. Contador
      • Requisitos: Graduação em Ciências Contábeis reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    7. Enfermeiro
      • Requisitos: Graduação em Enfermagem reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    8. Engenheiro Civil
      • Requisitos: Graduação em Engenharia Civil reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    9. Engenheiro Eletricista
      • Requisitos: Graduação em Engenharia Elétrica reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    10. Engenheiro Mecânico
    • Requisitos: Graduação em Engenharia Mecânica reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    1. Médico
    • Requisitos: Graduação em Medicina reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.
    1. Psicólogo
    • Requisitos: Graduação em Psicologia reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria.
    1. Revisor Judiciário
    • Requisitos: Graduação em Letras ou Direito reconhecida por órgão governamental competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se aplicável.

Veja também: Inscrições ABERTAS para concurso público da prefeitura de Sete Lagoas–MG 

O que faz um Oficial Judiciário?

Oficial Judiciário na Comissão da Infância e da Juventude: Auxilia em processos envolvendo crianças e adolescentes, lavra autos de infração por violações às normas de proteção, fiscaliza a assistência e proteção a menores, cumpre determinações judiciais para proteger sua segurança, mantém cadastro de acolhimento, substitui chefias quando necessário e participa de comissões.

Oficial Judiciário na Secretaria do Tribunal ou Justiça de Primeira Instância: Presta suporte administrativo e judicial, registra informações de processos, auxilia juízes em audiências, redige e digita documentos relacionados à sua área, executa atos para movimentar processos, substitui chefias quando necessário e participa de comissões e grupos de trabalho.

Veja também: Quando abrirá a inscrição para o concurso da Caixa? Saiba aqui! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.