Concurso TJ PR: edital deve sair até junho 

O edital para o concurso do TJ PR será lançado ainda este ano!

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR), Luiz Fernando Keppen, confirmou que o edital do concurso para vagas de Técnico Judiciário, que requer o ensino médio, será publicado ainda este ano.

A informação foi dada pelo secretário-geral do tribunal, José Luiz Faria de Macedo Filho, em um comunicado nesta quarta-feira, 13 de março. O concurso será realizado de forma regionalizada. Além disso, foi autorizada a mudança na forma de calcular as indenizações por férias e licenças.

A seguir, saiba mais detalhes do concurso do TJ PR.

Veja também: Concurso Correios 2024: comissão já está em ação para determinar banca e outros detalhes!

Edital do concurso TJ PR será no primeiro semestre de 2024

Durante a reunião realizada em fevereiro de 2024 com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (SindijusPR), o presidente anunciou que o edital para o concurso seria publicado no primeiro semestre do ano, ou seja, até junho. Ele ressaltou que o novo edital “deve apresentar um modelo diferente do anterior, visando evitar problemas na convocação dos aprovados”.

Além disso, o SindijusPR reforçou durante a reunião a importância de o Tribunal de Justiça também realizar concurso público para as carreiras de Analista e profissionais da área Psicossocial. Vale destacar que o último concurso enfrentou várias suspensões entre 2017 e 2019, até finalmente ter suas provas agendadas para o dia 22 de setembro de 2019.

Como foi o último concurso do TJ PR?

O concurso, que oferecia 114 vagas de Técnico Judiciário com remuneração inicial de R$ 5,9 mil, foi organizado pelo Cebraspe. Os candidatos foram submetidos a uma avaliação composta por uma prova de conhecimentos objetiva e discursiva, que tinha caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva incluía 60 questões de múltipla escolha, abrangendo disciplinas como língua portuguesa, matemática, noções de direito e legislação, informática e atualidades.

Veja também: Concurso Tocantins: vagas na área da saúde e inscrições até 09/04!

Concurso TJ PR para Juiz está em andamento

Enquanto o edital para efetivos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) não é divulgado, o Tribunal está atualmente com um processo seletivo em andamento para a contratação de 27 juízes substitutos.

Para concorrer ao cargo, é necessário possuir formação superior em Direito, e o salário inicial oferecido é de R$ 30.617,25.

O processo seletivo, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encontra-se na fase de convocação dos candidatos aprovados na prova objetiva para a realização da etapa discursiva.

A prova objetiva consistiu em 100 questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas:

Bloco I:

  1. Direito Civil
  2. Direito Processual Civil
  3. Direito do Consumidor
  4. Direito da Criança e do Adolescente

Bloco II:

  1. Direito Penal
  2. Direito Processual Penal
  3. Direito Constitucional
  4. Direito Eleitoral
  5. Juizados Especiais
  6. Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça
  7. Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná

Bloco III:

  1. Direito Empresarial
  2. Direito Tributário
  3. Direito Ambiental
  4. Direito Administrativo
  5. Direito Previdenciário
  6. Noções Gerais de Direito e Formação Humanística
  7. Direitos Humanos

Sobre o TJ PR

A missão da instituição é garantir que todos tenham acesso a uma justiça de qualidade, rápida e ética, resolvendo conflitos e promovendo a paz na sociedade de forma transparente e acessível.

Já a visão é ser reconhecida pela excelência dos serviços públicos, sendo uma instituição na qual a sociedade e os colaboradores tenham orgulho e confiança.

Por fim, os valores institucionais do TJ PR incluem a priorização da efetividade, rapidez e eficiência na prestação do serviço jurisdicional, bem como tornar os procedimentos judiciais facilmente acessíveis e praticar valores que beneficiem a todos.

Além disso, a instituição busca desenvolver serviços com garantia de qualidade em todos os aspectos, buscar maneiras melhores e mais econômicas de oferecer serviços públicos, promover ações sociais e ambientais que contribuam para o equilíbrio socioambiental e adotar procedimentos ágeis para garantir serviços eficientes e eficazes no menor tempo possível.

Veja também: Concurso Aeronáutica 2024: edital com 130 vagas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.