Como usar músicas como recurso pedagógico (para além das aulas de inglês)?

 

O uso de músicas, enquanto recurso pedagógico é muito conhecido e apregoado em aulas de Alfabetização e Inglês, além do uso da música na pré-escola, onde a música tem um componente didático de socialização e consciência corporal enorme.

Porém, outras matérias também podem usar a música. E aqui, não estamos pensando apenas em citações de Chico Buarque em aulas de História ou nas “Músicas da Tabela Periódica”, populares em escolas americanas (a tradicional e a atualizada).

A música, como expressão cultural de um povo traz, em si, histórias, narrativas e questões que podem ser trabalhadas das mais diferentes maneiras, por professores, das mais diferentes matérias (inclusive, ou principalmente, Matemática).

Como? Veja nosso artigo, e ligue o som: a aula vai começar!

 

1.      Português

Vamos começar com a matéria mais óbvia (depois do Inglês): Língua Portuguesa.

Óbvia porque música e poesia têm uma ligação intrínseca, e muitas óperas e músicas de câmara – como os lieder de Schubert (1797-1828) – foram escritos primeiro como poesia.

Já no século 20, temos as músicas de artistas como Chico Buarque e Fagner, e no século 21, produções caseiras em ritmo de funk carioca.

Porém, também podemos citar a música em aulas de gramática, quando pensamos em letras como as de Luiz Tatit ou da banda Teatro Mágico.

 

2.      História e Geografia

Aqui também não tem muito mistério. Além das músicas de Chico Buarque, sobre a Ditadura (1964-1988), podemos citar (entre muitas outras): Bella Ciao, Talking Union, Três Caravelas, Asa Branca, Presidente Mauricinho, além de quase todas as músicas dos Racionais MC’s para falar sobre História recente.

A música, como representação artística de questões da História e Geografia, é muito comum.

 

3.      Ciências

O desafio começa aqui. Mas, não tão complicado, tendo em vista que temos diversas músicas que tratam de questões de Biologia, Química e Ciências, em geral.

Além das já citadas músicas da tabela periódica, temos as (tradicionais) Saga da Amazonia e Planeta Água, que podem ser usadas para professores trabalharem Ecologia e Sustentabilidade, e Teias Alimentares.

Em Química, há diversos temas no disco A tábua de esmeralda, que abordam Alquimia, e podem ser utilizadas para debater procedimentos fisioquímicos antigos, as evoluções dessa ciência, dentre outros.

Já na parte saúde, há diversas músicas que abordam Depressão, Sexualidade, Doenças, dentre outras. Uma banda com ótimos exemplos é a Legião Urbana, mas o professor também pode discutir o teor de letras de funk, por exemplo.

 

4.      Matemática e Física

Embora pareça difícil associar Matemática e Música, elas são praticamente irmãs. Pitágoras (c. 570-495 a.C.) e Aristóteles (c. 384-322 a.C.) fizeram importantes contribuições, tanto para Teoria Musical, quanto para a Matemática.

Logo, a música pode ser um ótimo recursos para se estudar frações, progressão, equações e até cálculo. Com músicas instrumentais, fica mais fácil.

Já na Física, é possível estabelecer pontes entre músicas como Across the Universe, Rocket man, Segundo Sol e Space Oddity e Astronomia, ou abordar radioatividade  e seus males em Rosa de Hiroshima.

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