Como se destacar no seu estágio

Um dos momentos mais importantes na vida de um estudante de graduação é no seu estágio. Quando ele se torna estagiário, principalmente se for sua primeira graduação, é o momento de ver e vivenciar um pouco da realidade daquilo que pode vir a ser seu emprego futuro.

Para muitos estagiários, entretanto, ali não é apenas um momento de aprender mais sobre a profissão, e sim, um momento para dar seu primeiro passo profissional.

Alguns estagiários começam seus estágios se agarrando com unhas e dentes, buscando uma recolocação profissional, depois de formados, naquele mesmo setor ou empresa. Nada mais justo, não é?

Mas afinal, como se destacar sendo estagiário? O que esse profissional, ainda, tão inexperiente no mercado de trabalho de sua área pode fazer, para demonstrar seu interesse e, eventualmente garantir seu primeiro emprego?

 

1.     Não se limite às suas funções

O estagiário não deve aceitar qualquer coisa, em nome de uma colocação empregatícia. Não deve aceitar humilhações, abusos de poder, ou sobrecargas de trabalho.

Porém, uma forma de ele destacar é não se limitando às funções de seu cargo no estágio. Não se trata de trabalhar mais do que o necessário, e sim, de variar a forma como você trabalha.

Se você está estagiando no setor financeiro de uma empresa, procure conhecer e entender outros setores, por exemplo. Se você é interno na ala neonatal de um hospital, converse com profissionais de outras alas, também.

Não fique limitado ao seu setor. Busque coisas que você pode fazer em outros setores, mesmo que sejam coisas mais simples.

Em uma empresa, você pode pedir para revisar textos de outros setores. Em uma escola, você pode pedir para auxiliar um professor de recuperação.

 

2.     Não entre em conflito com os chefes

Você não precisa concordar com seu chefe em tudo. Mas não entre em conflitos com ele. Você está aprendendo ainda, e muito do que você estuda como teoria não funciona na prática.

O que você pode fazer, são perguntas. Pergunte a todo o momento sobre o que está sendo feito, e, inclusive, traga a parte teórica. Porém, não como uma forma de questionar a atuação de seus chefes, e sim, como uma forma de entender a posição deles, em relação àquilo.

Como diz o ditado, por sua vez, “Na prática, a teoria é outra”. Teorias são estudos que, queira ou não queira são datados, não consideram as variantes surpreendentes do cotidiano.

 

3.     Esteja disponível

No caso de você ter um trabalho bem específico, no seu estágio, demonstre que, apesar disso, você está disponível para atuar em outras coisas.

Estar disponível significa demonstrar interesse, e boa-vontade, em fazer trabalhos diferentes daqueles que seriam de sua alçada.

E, se esse for o caso, a todo o momento, busque orientações, faça perguntas de todo o tipo, e não tenha medo de errar e assumir seu erro.

O mais importante, em um estágio, é demonstrar a vontade de aprender e de crescer profissionalmente naquela área que você está estudando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.