As dívidas do cartão de crédito são um grande motivo de inadimplência no Brasil. Muita gente tem problemas para pagar suas faturas e acaba acumulando dívidas que podem se tornar um grande problema financeiro.
A seguir, vamos falar sobre o que acontece quando você não paga a fatura do cartão e dar algumas dicas práticas para te ajudar a sair das dívidas do cartão de crédito e organizar suas finanças. Continue lendo para saber tudo!
O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão?
Quando não pagamos a fatura do cartão de crédito, isso pode causar problemas tanto financeiros como emocionais.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, 83% das pessoas endividadas no Brasil têm dificuldade para dormir devido às dívidas.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Além disso, muitos enfrentam sentimentos negativos, problemas de concentração, ansiedade, tristeza e preocupações sobre o futuro.
Ademais, além dos impactos psicológicos, o não pagamento da fatura do cartão pode levar ao superendividamento, devido aos altos juros praticados pelas instituições financeiras. A taxa média anual de juros do rotativo do cartão de crédito é de 439,24%, o que pode transformar uma pequena dívida em um grande problema financeiro.
Outra consequência é a inclusão do nome nos registros de inadimplência. Quando a fatura do cartão não é paga dentro do prazo, o banco ou a instituição financeira pode registrar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, o que dificulta a obtenção de crédito em outras modalidades, como empréstimos, financiamentos e novos cartões de crédito.
Além disso, sua pontuação no Serasa Score, que avalia a probabilidade de pagamento de dívidas, tende a diminuir ao ter dívidas no cartão de crédito, tornando ainda mais complicado obter crédito no futuro.
Veja também: Conheça este NOVO serviço do Banco Inter
Dicas para quitar as dívidas do cartão de crédito
Se você deve no cartão de crédito, é fundamental agir rapidamente para resolver essa situação.
Aqui vão algumas dicas práticas para te auxiliar nesse caminho:
- Descubra o valor total da dívida: Calcule exatamente o quanto você deve, incluindo juros e outras taxas, para ter uma visão clara da situação.
- Use uma planilha ou aplicativo financeiro: Acompanhe suas despesas mensais em detalhes para identificar onde é possível economizar e destinar mais dinheiro para pagar as dívidas.
- Tente negociar: Entre em contato com a instituição financeira para discutir possíveis acordos, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento estendidos.
- Corte gastos: Elimine gastos não essenciais durante o processo de recuperação financeira e evite fazer novas compras com o cartão de crédito.
- Considere um empréstimo: Pode ser uma boa ideia pegar um empréstimo com juros menores do que os do cartão de crédito para quitar a dívida mais rapidamente.
- Aproveite oportunidades de negociação: Esteja atento a eventos como o Feirão Serasa Limpa Nome, onde você pode encontrar descontos e condições especiais para pagar suas dívidas.
Assim, seguindo essas dicas simples, você estará no caminho certo para resolver suas dívidas no cartão de crédito e recuperar suas finanças.
Portanto, lembre-se de manter a disciplina e perseverança ao enfrentar essa situação, e com esforço e planejamento, você poderá se livrar das dívidas e ter uma vida financeira mais saudável.
Veja também: Veja TUDO o que vai mudar no Pix
Desenrola Brasil é uma opção
Vale lembrar que a terceira fase do Programa Desenrola Brasil está funcionando desde o começo deste mês. Nessa etapa, setores como serviços financeiros, varejo e micro e pequenas empresas podem conseguir descontos médios de até 83% nas suas dívidas.
Além disso, em alguns casos, esses descontos podem ser ainda maiores, dependendo do tipo de negócio. Portanto, esta é uma boa opção para quem deseja regularizar sua situação financeira.
Veja também: Nubank anunciou NOVOS benefícios para o cartão Ultravioleta; confira