Como inovar no ramo de barbearia?

 

Durante muitos anos, os cuidados estéticos com os cabelos e os pelos faciais masculinos foram restritos a cortes e higiene básicos. Homens iam ao barbeiro para cortar o cabelo, fazer a barba, eventualmente tingir fios brancos – e só.

Os lugares-comuns da masculinidade não permitiam que um homem cultivasse sua vaidade ou autoamor, sem ser julgado por isso, com termos depreciativos ou homofóbicos.

Entretanto, esse é um elemento da cultura europeia recente (recente, no caso, remontando a cerca de 500 anos), quando ideias de masculino foram sendo construídos.

Vale dizermos, por exemplo, que em sociedades antigas, como o Egito do ano 3000 a.C. ou a havia uma enorme preocupação estética dos homens. Hoje essa preocupação volta às pautas.

Homens não querem mais “apenas cortar” o cabelo. Eles procuram barbearias com tratamentos de pele, hidratações específicas, questões culturais, dentre outras. Ser um barbeiro de sucesso tem tudo a ver com estudar essa área. não bastam tesouras e navalhas.

Como inovar nessa área? Quer saber mais? Leia nosso artigo, e transforme seu negócio!

 

1.      Invista em produtos veganos e “cruelty-free”.

Se antes produtos para estética traziam fórmulas “mágicas”, que “resolviam” qualquer problema capilar ou dermatológico, hoje temos uma nova visão sobre a farmacologia estética.

Indústrias têm procurado desenvolver tônicos, cremes e xampus sem determinados elementos químicos, prejudiciais ao organismo (como parabenos ou alumínio), mas ainda assim, trazendo resultados efetivos.

Além disso, as noções de Direito Animal evoluíram imensamente, de maneira que há diversas opções no mercado, com ótimos resultados, sem testes com animais.

Logo, barbeiros que queiram inovar devem investir nesse nicho. Não apenas pelo público-alvo deles – mas por ser uma opção salutar para os clientes e para o meio ambiente.

 

2.      Faça de sua barbearia, um polo sociocultural

Salões de cabelereiro são, tradicionalmente, polos socioculturais para mulheres.

Podemos pensar nos salões de bairros novaiorquinos como Queens e Harlem, dirigidos por mulheres negras e latino-americanas, em que há uma vivencia de valorização da autonomia e ancestralidade dessas mulheres.

No caso de barbearias, esse movimento ainda engatinha. Algumas, inclusive, voltam-se a criação de uma atmosfera do tradicional masculino conservador. Entretanto, com os avanços de pautas sociais, esse cenário tende a mudar cada vez mais.

Logo, esse pode ser um diferencial de seu salão. Um local para a formação e reafirmação de identidades culturais masculinas, mas a luz de novas perspectivas.

Por exemplo, um salão que se preocupa em discutir os lugares-comuns de grupos sociais masculinos, ou que se concerne a incentivar e apoiar adolescentes.

 

3.      Estude cosmetologia

A cosmetologia não se refere apenas a novos produtos e cremes, mas a todo o contextos acerca de cosméticos, bem como às tecnologias que podem auxiliar essa área.

Logo, uma forma de você sempre inovar seu salão é estudando essas novas perspectivas e técnicas, e aplicar essas inovações e produtos ao seu negócio.

Para tanto, faça cursos, vá a congressos e palestras, explore novas técnicas e produtos. O mais importante, aqui, é você sempre buscar inovar no fazer de sua profissão.

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