• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Dicas

Conheça “Ciao”, a última crônica de Carlos Drummond de Andrade

Mycarla Oliveira por Mycarla Oliveira
26 de fevereiro de 2025, 11:02h
em Dicas, Português
O diminutivo – como se forma, saiba reconhecer e veja exemplos (Foto: Unsplash).

O diminutivo – como se forma, saiba reconhecer e veja exemplos (Foto: Unsplash).

WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

Você TambémPode Gostar

Calendário de mesa com despertador e pino vermelho marcando um feriado prolongado, simbolizando as oportunidades de "feriadões" em 2026 no Brasil.

Feriados de 2026: quantas folgas prolongadas o ano promete?

1 de dezembro de 2025, 16:39h
Mãos segurando smartphone com imagem da Carteira de Identidade Digital do Rio de Janeiro

Como utilizar a Carteira de Identidade no celular: saiba o que fazer para ter o documento digital

27 de novembro de 2025, 08:39h
Mulher de negócios negra e sorridente, vestindo um blazer cinza claro, sentada em frente a um laptop prateado em um escritório doméstico bem iluminado. Ela apoia o queixo nas mãos, olhando para o lado, refletindo sobre estratégias de negócios e o futuro empreendedor.

Deixar o emprego para empreender: por onde começar em 2026?

25 de novembro de 2025, 14:39h

Carlos Drummond de Andrade faz parte do seleto grupo de escritores brilhantes da literatura brasileira. Além de encantar gerações com sua poesia marcante do século XX, ele também se aventurou no universo dos contos e crônicas. Embora sua produção poética seja a mais reconhecida, seu talento como cronista consolidou seu nome como referência indispensável na literatura nacional.

Leia também: Saiba o que são os numerais multiplicativos, onde encontrá-los e como usar

Com um legado literário extenso, Drummond continua sendo objeto de estudo e admiração, mesmo décadas após sua morte. Durante sua trajetória, colaborou com diversos veículos de comunicação, incluindo o Jornal do Brasil. Sua parceria com o periódico carioca começou em 1969 e se estendeu até 1984. Durante esse período, publicou cerca de 2.300 crônicas no Caderno B, suplemento cultural do jornal. Nessas crônicas, abordava temas do cotidiano, como futebol, música e lembranças individuais e coletivas, demonstrando sua sensibilidade para capturar a essência da vida comum.

A última crônica de Carlos Drummond de Andrade

No dia 29 de setembro de 1984, aos 81 anos, o poeta publicou seu último texto no Caderno B do Jornal do Brasil. Intitulada “Ciao”, a crônica marcou sua despedida definitiva dos leitores.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Há 64 anos, um adolescente fascinado por papel impresso notou que, no andar térreo do prédio onde morava, um placar exibia a cada manhã a primeira página de um jornal modestíssimo, porém jornal. Não teve dúvida. Entrou e ofereceu os seus serviços ao diretor, que era, sozinho, todo o pessoal da redação. O homem olhou-o, cético, e perguntou:

– Sobre o que pretende escrever?

– Sobre tudo. Cinema, literatura, vida urbana, moral, coisas deste mundo e de qualquer outro possível.

O diretor, ao perceber que alguém, mesmo inepto, se dispunha a fazer o jornal para ele, praticamente de graça, topou. Nasceu aí, na velha Belo Horizonte dos anos 20, um cronista que ainda hoje, com a graça de Deus e com ou sem assunto, comete as suas croniquices.

Comete é tempo errado de verbo. Melhor dizer: cometia. Pois chegou o momento deste contumaz rabiscador de letras pendurar as chuteiras (que na prática jamais calçou) e dizer aos leitores um ciao-adeus sem melancolia, mas oportuno.

Creio que ele pode gabar-se de possuir um título não disputado por ninguém: o de mais velho cronista brasileiro. Assistiu, sentado e escrevendo, ao desfile de 11 presidentes da República, mais ou menos eleitos (sendo um bisado), sem contar as altas patentes militares que se atribuíram esse título. Viu de longe, mas de coração arfante, a Segunda Guerra Mundial, acompanhou a industrialização do Brasil, os movimentos populares frustrados mas renascidos, os ismos de vanguarda que ambicionavam reformular para sempre o conceito universal de poesia; anotou as catástrofes, a Lua visitada, as mulheres lutando a braço para serem entendidas pelos homens; as pequenas alegrias do cotidiano, abertas a qualquer um, que são certamente as melhores.

Viu tudo isso, ora sorrindo ora zangado, pois a zanga tem seu lugar mesmo nos temperamentos mais aguados. Procurou extrair de cada coisa não uma lição, mas um traço que comovesse ou distraísse o leitor, fazendo-o sorrir, se não do acontecimento, pelo menos do próprio cronista, que às vezes se torna cronista do seu umbigo, ironizando-se a si mesmo antes que outros o façam.

Crônica tem essa vantagem: não obriga ao paletó-e-gravata do editorialista, forçado a definir uma posição correta diante dos grandes problemas; não exige de quem a faz o nervosismo saltitante do repórter, responsável pela apuração do fato na hora mesma em que ele acontece; dispensa a especialização suada em economia, finanças, política nacional e internacional, esporte, religião e o mais que imaginar se possa. Sei bem que existem o cronista político, o esportivo, o religioso, o econômico etc., mas a crônica de que estou falando é aquela que não precisa entender de nada ao falar de tudo. Não se exige do cronista geral a informação ou comentários precisos que cobramos dos outros. O que lhe pedimos é uma espécie de loucura mansa, que desenvolva determinado ponto de vista não ortodoxo e não trivial e desperte em nós a inclinação para o jogo da fantasia, o absurdo e a vadiação de espírito. Claro que ele deve ser um cara confiável, ainda na divagação. Não se compreende, ou não compreendo, cronista faccioso, que sirva a interesse pessoal ou de grupo, porque a crônica é território livre da imaginação, empenhada em circular entre os acontecimentos do dia, sem procurar influir neles. Fazer mais do que isso seria pretensão descabida de sua parte. Ele sabe que seu prazo de atuação é limitado: minutos no café da manhã ou à espera do coletivo.

Com esse espírito, a tarefa do croniqueiro estreado no tempo de Epitácio Pessoa (algum de vocês já teria nascido nos anos a.C. de 1920? duvido) não foi penosa e valeu-lhe algumas doçuras. Uma delas ter aliviado a amargura de mãe que perdera a filha jovem. Em compensação alguns anônimos e inominados o desancaram, como a lhe dizerem: “É para você não ficar metido a besta, julgando que seus comentários passarão à História”. Ele sabe que não passarão. E daí? Melhor aceitar as louvações e esquecer as descalçadeiras.

Foi o que esse outrora-rapaz fez ou tentou fazer em mais de seis décadas. Em certo período, consagrou mais tempo a tarefas burocráticas do que ao jornalismo, porém jamais deixou de ser homem de jornal, leitor implacável de jornais, interessado em seguir não apenas o desdobrar das notícias como as diferentes maneiras de apresentá-las ao público. Uma página bem diagramada causava-lhe prazer estético; a charge, a foto, a reportagem, a legenda bem feitas, o estilo particular de cada diário ou revista eram para ele (e são) motivos de alegria profissional. A duas grandes casas do jornalismo brasileiro ele se orgulha de ter pertencido ― o extinto Correio da Manhã, de valente memória, e o Jornal do Brasil, por seu conceito humanístico da função da Imprensa no mundo. Quinze anos de atividade no primeiro e mais 15, atuais, no segundo, alimentarão as melhores lembranças do velho jornalista.

E é por admitir esta noção de velho, consciente e alegremente, que ele hoje se despede da crônica, sem se despedir do gosto de manejar a palavra escrita, sob outras modalidades, pois escrever é sua doença vital, já agora sem periodicidade e com suave preguiça. Ceda espaço aos mais novos e vá cultivar o seu jardim, pelo menos imaginário.

Aos leitores, gratidão, essa palavra-tudo.

Tags: dúvidas de portuguêsLíngua PortuguesaLiteratura NacionalPoesiaPoetas
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Através de ou por meio de? Saiba com certeza

Próximo Post

Teste de QI: você é capaz de encontrar os 3 cocos entre os ursos em 15 segundos?

Mycarla Oliveira

Mycarla Oliveira

Formada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UFRN desde 2021, atuo como escritora de contos e de romances há mais de uma década e, por isso, também trabalho como ghostwriter. Sempre lado a lado com a escrita, estou presente no ramo de revisão, redação e edição de textos.

PostsRelacionados

Calendário de mesa com despertador e pino vermelho marcando um feriado prolongado, simbolizando as oportunidades de "feriadões" em 2026 no Brasil.
Curiosidades

Feriados de 2026: quantas folgas prolongadas o ano promete?

1 de dezembro de 2025, 16:39h
Mãos segurando smartphone com imagem da Carteira de Identidade Digital do Rio de Janeiro
Dicas

Como utilizar a Carteira de Identidade no celular: saiba o que fazer para ter o documento digital

27 de novembro de 2025, 08:39h
Mulher de negócios negra e sorridente, vestindo um blazer cinza claro, sentada em frente a um laptop prateado em um escritório doméstico bem iluminado. Ela apoia o queixo nas mãos, olhando para o lado, refletindo sobre estratégias de negócios e o futuro empreendedor.
Dicas

Deixar o emprego para empreender: por onde começar em 2026?

25 de novembro de 2025, 14:39h
Mulher jovem e sorridente com óculos segurando um laptop cinza, fazendo gesto de comemoração com o punho.
Atualidades

Curso de Informática para Concursos: preparação gratuita e completa rumo à sua aprovação!

21 de novembro de 2025, 13:39h
Mulher segurando sacolas de compras da Black Friday, incluindo uma com o rótulo 'SALE' e outra com 'BLACK FRIDAY', destacando o frenesi de compras de beleza e os riscos de fraude.
Dicas

Black Friday: produtos de beleza atraem mais golpes! Como não cair em armadilhas

20 de novembro de 2025, 13:39h
Jovem estudante pensativa, com óculos e caderno, representando a dúvida sobre a forma correta do plural de "mau-caráter".
Curiosidades

Como se diz mau-caráter no plural? Veja a forma correta

19 de novembro de 2025, 19:39h
Próximo Post
Teste de QI com muitos ursinhos fofos em uma cena cheia de detalhes, incluindo um ursinho com laço verde, outro com gravata laranja e um coco distinto.

Teste de QI: você é capaz de encontrar os 3 cocos entre os ursos em 15 segundos?

Imagem destacando profissionais de diversas áreas para concurso público, com foco em vagas como Eletricista, Auxiliar Administrativo, Frentista e Engenheiro Florestal.

Concurso com VAGAS para Eletricista, Auxiliar administrativo, Frentista, Engenheiro florestal e outros cargos está com inscrições ABERTAS - Iniciais de até R$ 10.935,17

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Pessoa segurando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A imagem ilustra o guia de como emitir a segunda via do documento na Bahia, incluindo o valor da taxa e os requisitos.

Emissão da Carteira de Identidade: quanto custa a 2ª via na Bahia?

1 de dezembro de 2025, 22:39h
Desafio visual com um menino sorrindo em festa com bolo roxo e alimentos diversos sobre mesa xadrez vermelha

Desafio Visual: encontre as 3 diferenças em até 20 segundos

1 de dezembro de 2025, 21:39h
Mulher sorridente mostrando a nova Carteira de Identidade brasileira contra fundo amarelo.

CPFs de finais 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 devem emitir a NOVA Carteira de Identidade até 30 de dezembro – Descubra como fazer!

1 de dezembro de 2025, 20:39h
Mulher sorridente escrevendo em documento com gráficos com ícone azul de verificação ao redor.

Concurso Câmara Municipal com salários de R$ 2,9 mil, mais auxílios de R$ 1.000 e R$ 300 encerra inscrições nesta terça-feira, 02/12

1 de dezembro de 2025, 19:39h
Close-up de moedas de 10 centavos do Real, incluindo o ano de 2008, destacando a raridade por defeitos de cunhagem. A imagem ilustra a busca por peças valiosas para colecionadores.

Tesouro escondido! Suas moedas de 10 centavos podem valer até R$ 400! Veja as 5 raras que colecionadores procuram

1 de dezembro de 2025, 18:39h
Mão segurando duas notas de cem reais em destaque com detalhes azuis e rosto da República

R$ 6.220 disponíveis para brasileiros na CAIXA: saiba como solicitar até o dia 03 de dezembro

1 de dezembro de 2025, 17:39h
Calendário de mesa com despertador e pino vermelho marcando um feriado prolongado, simbolizando as oportunidades de "feriadões" em 2026 no Brasil.

Feriados de 2026: quantas folgas prolongadas o ano promete?

1 de dezembro de 2025, 16:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.