Uma das maiores dificuldade que editoras têm, hoje em dia, é na criação de uma boa campanha publicitária para livros. Não apenas porque os leitores dividem seu tempo com coisas como redes sociais, mas também porque a própria forma de campanha publicitária mudou.
Isso é, hoje em dia, é muito mais fácil evitarmos uma publicidade, em uma rede social ou vídeo online, por exemplo, ao “pularmos” o vídeo, ou passarmos “batidos” pela tela de rolamento de uma rede social.
Assim, a publicidade editorial precisa ser uma publicidade criativa. É preciso mostrar mais do que apenas uma resenha do enredo, fotos do autor, um argumento de autoridade ou um convite de lançamento.
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Você sabe quais são as melhores estratégias de publicidade editorial, hoje? Veja 4possibilidades, em nosso artigo!
1. Book trailer
O book trailer é, na falta de melhor definição, o trailer do livro. Simples assim. Mas nem tanto.
Um book trailer é uma microprodução cinematográfica publicitária, semelhante a um comercial de TV, porém, voltado a redes sociais.
Ou seja, é um filme que deve ser rápido – menos de 5 minutos é o ideal. Ao mesmo tempo, contudo, ele não é uma resenha falada. É uma representação dramatúrgica do enredo, dentro do que é possível, nos poucos minutos de vídeo.
Editoras especializadas em livros de terror e mistério fazem um ótimo trabalho, nesse sentido, ao criarem vídeos cheios de efeitos audiovisuais. Porém, com qualquer gênero narrativo é possível criar um bom book trailer.
2. Perfis de personagens do livro
Criar um perfil, em redes sociais, da personagem do livro pode ser um ótimo recurso para humanizar a criação literária em questão.
Essa personagem precisa agir conforme manda sua persona, no enredo, porém, de maneira cômica. Isso é, mesmo se a personagem for um “vilão”, ela não deve agir nas redes com comportamentos inadequados.
Isso ajuda o livro a ser conhecido, cria uma proximidade com os leitores, populariza os seres da história.
3. Autor participativo
Colocar o autor como um participante do processo de produção e lançamento do livro é essencial.
É possível termos boas campanhas de livros, sem um autor ativo nas redes? É – mas nesse caso, a editora precisa fortalecer outras estratégias.
O autor ativo faz lives, postagens contando suas influências, mostra e fotografa os processos de edição da obra (inclusive fazendo anúncios de datas importantes como “revelação da capa” e afins), faz enquetes com os leitores…
4. Promoções e sorteios
Promoções e sorteios sempre atraem pessoas.
Promoções funcionam porque as pessoas, efetivamente, gostam de pagar menos, por um produto. Então, além de ter alguma margem de vendas, é uma estratégia de atração, consolidação e fidelização de clientes.
Já os sorteios, eles funcionam seja porque demandam a participação ativa do leitor (sorteios culturais, que exijam a criatividade dos participantes, como por exemplo: “Diga o que você faria se…”), seja porque produzem um efeito FOMO. Isso é, o leitor em potencial se sente compelido a participar, fica com expectativa de ganhar…