Perder o documento de identificação ou precisar atualizar dados pode gerar preocupação. Por isso se informar sobre como emitir a 2ª via da sua Carteira de Identidade é fundamental. Neste texto, você encontra informações sobre valores, documentos, locais de atendimento e orientações práticas para garantir um atendimento rápido e correto ao solicitar a segunda via no estado da Bahia. O objetivo é facilitar sua vida e ajudar você a retomar sua rotina sem maiores transtornos!
Quanto custa a segunda via da Carteira de Identidade?
Para quem precisa emitir a segunda via do RG na Bahia, o valor atualizado em 2025 é de R$ 58,40. Esse valor corresponde à taxa cobrada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello e deve ser pago antes do atendimento nos postos autorizados. O pagamento da taxa garante o início do processo para obter o novo documento e evita surpresas durante o atendimento. Depois de quitada, a guia de pagamento deve ser levada no dia do agendamento.
Vale lembrar que a solicitação da emissão RG online é realizada por meio da plataforma ba.gov.br. O comprovante será um dos itens obrigatórios durante o atendimento presencial.
Quem pode solicitar a 2ª via e quais são os pré-requisitos?
A segunda via está disponível para cidadãos brasileiros natos, naturalizados e também para portugueses com igualdade de direitos, a partir dos 16 anos. Menores de 16 anos também podem solicitar a segunda via da carteira de identidade, desde que estejam acompanhados do responsável legal, que deve apresentar documento oficial com foto. Todo o processo exige apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas, sem rasuras ou manchas.
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Documentos necessários para emissão da 2ª via
A relação completa envolve diferentes situações civis. Veja o que preparar:
- Certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (casado, viúvo, separado ou divorciado, sempre com averbação, quando for o caso);
- Para naturalizados: certificado de naturalização ou cópia do Diário Oficial da União, quando aplicável;
- Para portugueses com igualdade de direitos: certificado específico ou cópia do Diário Oficial da União;
- Caso o requerente seja menor de 3 anos, é obrigatória uma foto 3×4 com fundo branco (atualizada, sem adereços, sorrir ou perfil);
- Outros documentos opcionais podem ser apresentados para inclusão de informações como: CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, disposição à doação de órgãos, entre outros. Todos precisam ser originais, cópias autenticadas, ou versões eletrônicas aceitas.
Atenção à validade das certidões em formato eletrônico, que não pode superar 90 dias da emissão.
Locais de atendimento para retirar a segunda via em Salvador
O serviço é realizado nos postos SAC. Veja os principais pontos em Salvador e os horários de atendimento:
- SAC Barra: Espontâneo: Seg. a Sex. das 7h às 14h. Agendado: Seg. a Sex. das 15h às 20h, Sáb: 100% agendado;
- SAC Bela Vista: Seg. a Sex. das 9h às 18h, Sáb. das 9h às 13h (atendimento novo RG até 21h em dias úteis, até 16h aos sábados);
- SAC Cajazeiras: Seg. a Sex. das 7h às 16h (identidade somente por agendamento);
- SAC Comércio: Espontâneo Seg. a Sex. das 7h às 12h e 13h às 15h;
- SAC Liberdade: Espontâneo Seg. a Sex. das 8h às 13h e 14h às 16h;
- SAC Pau da Lima: Espontâneo Seg. a Sex. das 7h às 12h e 13h às 15h;
- SAC Salvador Shopping: Seg. a Sex. das 9h às 18h, Sáb. das 9h às 13h (novo RG até 21h dias úteis, até 16h sábado);
- SAC Periperi, Pituaçu, Uruguai: Espontâneo Seg. a Sex. 7h-12h, 13h-15h;
- SAC Shopping da Bahia: Seg. a Sex. das 9h às 18h, Sáb. das 9h às 13h (novo RG até 21h em dias úteis, até 16h aos sábados);
- UP DPT Pituaçu: Seg. a Sex. das 7h às 16h (apenas agendamento);
- SAC Móvel: Unidades itinerantes com horários entre 7h30 e 17h.
Em todos os casos, recomenda-se garantir o agendamento prévio pelo App BA.GOV ou diretamente na plataforma oficial. O atendimento espontâneo só está disponível em horários específicos de postos determinados.
Para ver os locais de emissão em outras cidades baianas, visite a plataforma ba.gov.br.
Cuidados e orientações extras para retirar a 2ª via
A foto para a nova identidade será normalmente feita no local, exceto nos casos já citados para crianças menores de 3 anos ou pessoas com doença comprovada. O padrão fotográfico segue critérios internacionais: fundo branco, rosto e ombros centralizados, sem sorrisos, acessórios ou roupas inadequadas. Adereços só são permitidos por motivos religiosos ou de saúde, desde que o rosto e as sobrancelhas permaneçam visíveis.
Aproveite para atualizar dados de saúde, tipo sanguíneo e expressão de vontade sobre doação de órgãos, se desejar. Pedidos de inclusão de nome social devem ser feitos no momento do atendimento, sem necessidade de documentação extra.
Possíveis dúvidas sobre a segunda via e dicas adicionais
Caso haja perda, furto ou dano, não há necessidade de boletim de ocorrência – a não ser que queira informar ou proteger-se quanto ao mau uso do antigo documento. A 2ª via pode ser solicitada em qualquer posto credenciado, não havendo obrigatoriedade de retorno ao local da primeira emissão. O prazo para entrega do novo RG pode variar conforme a demanda do posto e região.
Pessoas com necessidades específicas de atendimento, como idosos ou portadores de deficiência, devem informar essa condição para ter prioridade e atendimento diferenciado. Documentos rasurados, plastificados sem cópia, ou digitais com mais de 90 dias, podem causar recusa.
Se busca rapidez e segurança, não deixe para depois: programe-se, reúna os documentos necessários e faça sua solicitação sem demora. Assim, você garante tranquilidade e segue sua rotina sem interrupções. Para mais notícias e informações essenciais, confira o Blog Pensar Cursos!










