4 dicas para estudar Gramática de forma efetiva

 

Uma das matérias que apresenta maior dificuldade, para muitos estudantes, é a Gramática do Português. Seja pelos casos, com nomes complexos, seja pelas minúcias de alguns conteúdos, a gramática é exigente.

E há professores que, por mais bem intencionados e dedicados que sejam, têm dificuldade em expressar os saberes essenciais, de um tópico de gramática.

Além disso, a gramática avançada é uma daquelas áreas que, para além de vestibulares, tem pouca aplicação na vida prática. Mas a matéria é essencial para a análise textual – e para os concursos e vestibulares.

Então, como podemos aprender gramática, de forma efetiva? Veja nossas dicas.

 

1.     Faça as árvores de Chomsky

O linguista Noam Chomsky (1928), conhecido por sua intensa atividade de militância política, começou sua carreira acadêmica propondo novas maneiras de se fazer uma análise linguística.

Tratam-se das árvores sintáticas de sua Gramatica Gerativa. De forma bem resumida, podemos dizer que, no método de Chomsky, as estruturas de um texto vão sendo desmembradas em troncos, como em uma árvore.

Dessa forma, o estudante consegue estabelecer o caminho que vai levando a análise linguística, do princípio (oração), até estruturas mais complexas – como sintagmas verbais, por exemplo.

 

2.     Usando sinônimos

Uma das grandes dificuldades de muitos estudantes é com os nomes. Palavras enormes, com sons estranhos – como “sintagma verbal” ou “predicativo do sujeito” – muitas vezes aterrorizam alunos de Gramática.

A verdade, porém, é que você não precisa usar eles, na hora de fazer sua análise. Você precisa saber o que eles são.

Logo, uma maneira de estudar a gramática é criando tabelas de “tradução” dos nomes, explicando o que cada um significa, como eles são usados, e como se relacionam com as demais partes da frase.

 

3.     Divida os tópico

Claro que muitos estudantes dividem os tópicos da gramática. Porém, não interrompa a divisão no básico. Se precisar, pegue cada palavra de uma frase, para analisar e estudar o caso em que ela se insere.

Quando você divide um tópico em diversas partes, você consegue compreender melhor o significado dele, a partir da análise de seus componentes, de forma isolada.

E depois de entender os tópicos isolados, parta para os estudos deles relacionados. Ou seja, se você souber o que é um pronome, e com quais elementos ele se relaciona, estude todos os casos.

 

4.     Faça jogos de escrita e troca de palavras

Jogos são uma opção lúdica para aprender qualquer coisa. Na gramática não é diferente.

Um jogo de gramática pode ser o de trocar a ordem das palavras, mantendo o sentido e a correção gramatical dos termos colocados.

Por exemplo, se você tem uma frase como:

àTamanha era minha dor nos rins, fui para o hospital, em plena madrugada.

A frase tem diversos elementos. Como eles podem ser alterados, em sua ordem ou organização interna, sem mudar o sentido? E depois, como você consegue mudar o sentido da frase, mas mantendo as palavras em ordem?

Exercícios dessa natureza fazem você repensar as formas da língua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.