3 áreas para trabalhar com informática na escola

ma das áreas de trabalho com mais campo de atuação, no futuro, será a de Tecnologias da Informação. Quase todos os nossos processos e instituições serão altamente automatizados.

Assim, é de enorme importância que as novas gerações tenham preparo técnico e operacional para atuarem nesses meios. Alguém que atue ou conviva com os jovens podem pensar que eles “já têm”, isso é, que o domínio de meios digitais seja algo “inato” a eles.

Afinal, até mesmos bebês já entendem a lógica de aparelhos touch screen, enquanto que os casos de avós sendo ajudados por netos, no uso de redes sociais são bem conhecidos.

Trata-se de um ledo engano, entretanto. Tal afirmação seria o mesmo que dizer que “todos são jogadores de futebol natos, afinal, a essência do jogo é chutar uma bola”.

Da mesma maneira que os esportes precisam ser apreendidos e praticados, com os meios digitais é a mesma coisa. E a quem cabe ensinar o uso de tecnologia? Sim, a escola.

Porém, como fazer com que aulas de informática sejam mais do que apenas ensinar o óbvio uso de word e “como criar um e-mail”? Veja nosso artigo.

1. Segurança Digital

Um dos principais tópicos a serem ensinados, quando pensamos em tecnologias da informação e comunicação é segurança digital.

As pessoas, de modo geral, não sabem fazer uso seguro da internet e redes sociais e aqui não estamos nem falando de cartões de crédito em sites suspeitos. A forma como as pessoas interagem nas redes e a forma como elas expõem suas vidas é parte principal do problema.

Uma parte que não é abordada na maioria das aulas de informática. Essa é, sem dúvida, uma das primeiras habilidades a ser lecionada em aulas de educação digital.

2. Ética

Não adianta nada ensinar o uso correto de máquinas, se não existir um ensino da ética no uso delas. Trata-se de uma matéria transdisciplinar: como agir nas redes sociais, para elas não se tornarem um “varal de ódio”, por exemplo.

Situações como “cancelamentos” têm seu lado cruel, ainda mais quando ele é voltado contra um grupo ou indivíduo que está sofrendo ele, apenas, por discordar de uma visão política ou social.

A internet propicia essas situações, ao possibilitar o apagamento da identidade de seus usuários, e a sensação de impunidade. Os vídeos e lives, por sua vez, possibilitam a difusão de ideias das mais diversas.

3. Metodologias ativas de pesquisa

Por fim, é preciso que aconteça um ensino focado na maneira como a internet e as redes sociais são usadas, na busca por conhecimentos.

Muitos alunos simplesmente digitam suas perguntas no Google ou ChatGPT e se contentam com os primeiros resultados que aparecem.

A educação digital em metodologias ativas passa por ensinar como pesquisar algo na internet e, mais importante como identificar resultados e fontes de pesquisa, válidos.

Se as tendências de educação passam pela autonomia dos estudantes, então os alunos precisam saber onde buscar seu conhecimento, como interpretar os resultados obtidos.

Você pode Gostar Também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.