3 áreas de especialização para personal trainers

Um personal trainer é um profissional formado em educação física e/ou fisioterapia, que tem como trabalho principal auxiliar pessoas a fazerem exercícios da forma adequada.

O trabalho de muitos desses profissionais foi, em algum momento de suas vidas, atuar em uma academia, instruindo os frequentadores, passando séries, acompanhando seus históricos…

Tudo muito genérico, não é verdade?

Mas você sabia que um personal pode se especializar em áreas bem específicas, e então se tornar um profissional requisitado e destacado? De preparador físico de gestantes à especialista em terapia ocupacional para pacientes de doenças mentais, são muitas áreas.

A medicina avança, e, com ela, avançam as especificidades de cada público. Porém, ainda há uma carência muito grande de profissionais especializados, nessas áreas.

Confira:

 

1.     Fisioterapia nas Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central

Pacientes que tenham sofrido Acidentes Vasculares cerebrais (AVCs) ou que estejam com sintomas de doenças como Demência, Parkinson e Alzheimer podem (ou será que o correto é dizer, devem?) procurar tratamento com exercícios.

Manter as funções cerebrais é essencial. Nesses tratamentos, há atividades envolvendo os membros, sequências que forcem a memória e práticas com coordenação atrasam a evolução das doenças.

Além disso, esses tratamentos podem ser aliados à eletroterapia. São emissões elétricas de voltagem quase imperceptível, que estimulam os músculos, e por consequência, os neurônios.

 

2.     Atividade física para gestantes

Mulheres grávidas, naturalmente, ganham peso e sofrem algumas perdas de potencia muscular. Seu corpo se direciona, exclusivamente, a garantir a evolução da nova vida. Além disso, mudanças de posição dos órgãos internos podem ser bastante incômodas.

A prática de atividades físicas, porém, pode ajudar a gestante a frear esses reveses. Manter a força física é essencial para que a mulher não desgaste os ossos e colunas, além de liberar endorfinas – vitais para garantir o humor, em meio a marés hormonais e enjoos.

Contudo, não são todos os fisioterapeutas e personal trainers que sabem como auxiliar a gestante. Trata-se de uma fisiologia diferente. Às vezes um treino errado pode até agravar problemas musculares.

Assim, a especialização em atividade física para gestantes é essencial. Até mesmo sequências de Pilates podem ser adaptadas.

A futura mamãe garante sua saúde física e mental, tão importantes para essa nova fase da sua vida.

 

3.     Fisioterapia laboral

Mesmo ambientes de trabalho fechados, como escritórios, podem ser bastante problemáticos para a saúde física de seus funcionários. Isso acontece por conta do uso de cadeiras e mesas de trabalho padronizadas, e jornadas inadequadas.

Os problemas que podem surgir durante um mês na vida de uma secretária, por exemplo, vão da lordose a artrite, passando pela Lesão de Esforço repetitivo e Torcicolo.

Claro que uma organização ergonômica do espaço (que pensa uma relação saudável humano-máquina, tanto em postura quanto em carga horária) é essencial. Mas não é só.

Por isso, um profissional especializado em ginástica laboral faz toda a diferença, nesses casos. Essa deriva da medicina ocupacional; porém, essa foca em atividades físicas que podem ser feitas diariamente, por funcionários de escritórios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.