Você conhece a ABIN? Saiba tudo sobre os “Espiões brasileiros”!

 

Apesar de o Brasil ser um país sem participações massivas em guerras mundiais, aqui também temos um serviço de inteligência e segurança nacional, sabia? Trata-se da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência.

É uma agência nacional de espionagens, você deve estar se perguntando. A resposta é… Mais ou menos.

A ABIN está bem longe de ser como os espiões do cinema. Não temos agentes que saem por aí, dirigindo carros de luxo e frequentando cassinos, porém, nesse órgão do governo, há importantes trabalhos de identificar ameaças veladas ao cenário nacional.

Em outras palavras, identificar “inimigos do Brasil” disfarçados. Então, nesse ponto, sim, a ABIN é uma agência de espiões brasileira. Mas adiantamos, o trabalho não é tão divertido quanto os filmes sugerem.

Porém, o trabalho desse órgão é vital para o bem-estar da nação. Quer saber o porquê? Leia nosso artigo e saiba tudo sobre os “espiões brasileiros”.

 

Inteligência e segurança nacional: menos guerras, mais prevenção de fraudes

Quando pensamos em uma central de inteligência do governo, provavelmente 9/10 pessoas pensaram na CIA ou no espião britânico James Bond.

Contudo, o trabalho de uma agência de inteligência é muito mais focado em crimes financeiros e tráfico internacional, do que na investigação de supervilões com gatos brancos e cicatrizes.

(Inclusive na CIA)

Isso porque, como agência institucional de inteligência, o órgão tem como seu principal atributo analisar dados e informações, que possam vir a indicar ocorrências de crimes, como evasão de divisas, tráfico internacional de drogas – mas também, terrorismo e espionagem.

Logo, o trabalho de um agente da ABIN é muito mais voltado a acessar aparelhos suspeitos, identificar mensagens e ocorrências criminosas, interceptar transações financeiras fraudulentas.

 

Para além dos escritórios

Logo, você pode pensar que o trabalho da ABIN é quase de uma perícia digital. Mas não é, até porque, a Perícia digital é uma das especializações das diversas repartições policiais, Brasil afora.

E aqui vai um segundo fato sobre a Agência Nacional de Inteligência: eles não são policiais, não fazem batidas, não são chamados para confrontos com chefões do tráfico – isso, quem faz, são as tropas de choque.

Contudo, agentes da ABIN também têm trabalhos de campo. Eles podem incluir atuação infiltrada, receptações telefônicas e mesmo tocaias.

Porém, o foco aqui, não é prender suspeitos – e sim, identificar eles. Essa é uma das principais diferenças entre a ABIN e a Polícia Federal, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.