Pix automático: saiba mais sobre a nova funcionalidade para 2024

Com o Pix automático, a nova função de pagamento em 2024, será mais fácil quitar contas. 

O ano novo traz uma novidade importante para pagamentos no Brasil: o Pix automático. Essa nova medida está programada para começar em outubro e facilitará os pagamentos recorrentes.

Em 2023, o Pix se tornou a forma de pagamento mais popular entre os brasileiros. O Banco Central (BC) anunciou que, em 2024, será possível realizar pagamentos automáticos com o Pix, como mensalidades escolares ou contas de luz. Veja mais detalhes a seguir.

Como funcionará o Pix automático?

Com o Pix automático, a empresa não precisa assinar contratos com cada banco. Basta fazer um acordo com um banco que ofereça o serviço para empresas. Isso permite que a empresa ofereça pagamento automático via Pix para todas as pessoas, independentemente do banco em que têm conta.

Ademais, o Pix automático estará disponível para todos os usuários do Pix, facilitando a entrada de instituições pequenas no mercado. Para pessoas físicas, não haverá tarifa no Pix automático. Para empresas que oferecem o serviço, a tarifa será negociada livremente entre o banco e a instituição financeira.

Veja também: CUIDADO com o vírus do Pix! Saiba como se proteger! 

Testes e regras

O Banco Central informou que os sistemas do Pix automático serão criados de janeiro a agosto de 2024. De agosto a setembro, haverá testes da ferramenta, e a previsão é que ela seja lançada em outubro.

Além disso, o BC alertou que participantes que não passarem nos testes e não disponibilizarem o Pix automático no lançamento, em 28 de outubro de 2024, serão multados por atraso na oferta.

A seguir, confira algumas regras do Pix automático:

  • Definição de etapas para autorização prévia.
  • Normas para cancelamento da autorização.
  • Regras para rejeição e liquidação da transação.
  • Funcionalidades para o usuário pagador e recebedor.
  • Regras de devolução e responsabilidade em caso de erro.
  • Limite diário para transações, entre outras.

O sucesso do Pix

Como muitos já sabem, o Pix se tornou extremamente popular entre os brasileiros. No ano passado, registrou mais de 24 bilhões de transações, ultrapassando o uso combinado de cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques.

Atualmente, é difícil encontrar alguém que se lembre da vida antes do Pix, que foi introduzido há apenas três anos. Hoje, praticamente todos utilizam o Pix para efetuar pagamentos e realizar transferências de dinheiro de forma rápida. A ferramenta já se tornou tão integrada ao cotidiano que muitas pessoas nem lembram como era viver sem ela, conforme destaca Gustavo Igreja, jornalista e servidor do Banco Central.

Com uma movimentação média de R$ 27,5 milhões por dia, o Pix se estabeleceu como a forma de pagamento mais popular no Brasil. Rogério Antônio Lucca, chefe do departamento de operações bancárias e de sistema de pagamentos do Banco Central, destaca a efetividade do trabalho contínuo para manter o sistema operando 24 horas por dia, sete dias por semana, com manutenção e atualizações constantes.

Veja também: Já é possível realizar transações via Pix usando cartão de crédito? Descubra

Pix agendado recorrente

Vale lembrar também que a partir de outubro de 2024, será obrigatório utilizar o Pix agendado recorrente, que é outra modalidade do Pix. Essa forma de Pix, semelhante a uma transferência, possibilitará pagamentos entre pessoas físicas. Diferentemente do Pix Automático, que está restrito a transações com pessoas jurídicas que possuam CNPJs ativos.

O Pix agendado recorrente poderá ser empregado em diversas situações, como mesada, doações, aluguel entre pessoas físicas e pagamentos recorrentes por serviços prestados por pessoas físicas, como diaristas, terapeutas, educadores físicos, entre outros.

O Banco Central informa que alguns bancos já oferecem essa opção aos clientes, mas a partir de outubro de 2024, a disponibilidade do Pix agendado recorrente será obrigatória.

Veja também: Nubank SURPREENDE e anuncia serviço para CANCELAR Pix 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.