Itaú oferece 180 VAGAS de EMPREGO para mulheres em cargos de liderança

Veja como se candidatar a estas vagas no Itaú

O Itaú, um dos principais bancos do Brasil, está dando um grande passo para a diversidade e inclusão no local de trabalho. Através da plataforma +Mulheres +Liderança, o banco está oferecendo 180 vagas exclusivas para mulheres em cargos de liderança.

As áreas e vagas

A oferta de vagas abrange os segmentos de Banco de Atacado e Banco de Varejo, bem como a área de Tecnologia e Carreiras Digitais. Entre os cargos disponíveis estão Executiva de Meios de Pagamento e Coordenadora de Engenharia Machine Learning, entre outros.

A meta do Itaú

A iniciativa é parte do objetivo do Itaú de alcançar uma taxa de 35% a 40% de mulheres em cargos de liderança até 2025, e também está atrelada ao compromisso de ter 50% de mulheres nas contratações.

Em fevereiro de 2024, o banco registrou 54,1% de mulheres nos seus quadros e 35,4% de mulheres na liderança, o que representa o atingimento da primeira faixa do compromisso, e obteve 53,1% das contratações com mulheres.

A importância da diversidade

“A diversidade é um valor fundamental para nós, e temos trabalhado de forma consistente para que o banco seja cada vez mais inclusivo e diverso, por meio de ações como a iniciativa +Mulheres +Liderança”, explica Tatyana Montenegro, diretora de Recursos Humanos do Itaú Unibanco.

Benefícios e inscrições

O Itaú oferece um pacote de benefícios, incluindo vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, auxílio-creche, seguro de vida, Gympass e Totalpass. As inscrições serão encerradas à medida que as vagas forem preenchidas.

Para obter mais detalhes sobre os requisitos para cada vaga disponível e efetuar a candidatura, as interessadas devem acessar este link.

Itaú oferece 180 VAGAS de EMPREGO para mulheres em cargos de liderança
Entenda as causas da desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Imagem: Divulgação

Desigualdade de gênero no mercado de trabalho

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho é uma realidade persistente que atravessa fronteiras geográficas e culturais. Embora tenham sido feitos progressos significativos nas últimas décadas para promover a igualdade de gênero, as disparidades entre homens e mulheres no ambiente de trabalho continuam a ser uma questão premente. Este fenômeno complexo é caracterizado por diferenças salariais, sub-representação feminina em posições de liderança e uma concentração desproporcional de mulheres em setores menos valorizados economicamente.

Atualmente, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho manifesta-se de diversas formas, desde a disparidade salarial até a segregação ocupacional. As mulheres, em média, ganham significativamente menos do que os homens, mesmo quando possuem qualificações comparáveis e desempenham funções semelhantes. Além disso, elas estão sub-representadas em setores de alta remuneração e em posições de liderança, enquanto estão sobrerrepresentadas em setores de baixa remuneração e em empregos de meio período ou temporários, frequentemente sem acesso a benefícios sociais ou proteção trabalhista.

Causas da desigualdade de gênero no mercado de trabalho

As causas da desigualdade de gênero no mercado de trabalho são multifacetadas e enraizadas em preconceitos históricos e estruturais. Um dos principais fatores é a persistência de estereótipos de gênero que influenciam as expectativas sobre os papéis apropriados para homens e mulheres tanto na esfera pública quanto privada. Esses estereótipos são perpetuados desde cedo, através da socialização em famílias, escolas e mídia, moldando as aspirações profissionais e a autoconfiança de meninas e meninos de maneira diferente.

Outra causa significativa é a divisão desigual do trabalho doméstico e dos cuidados, que frequentemente coloca uma carga desproporcional sobre as mulheres. Isso limita sua disponibilidade para participar plenamente do mercado de trabalho ou assumir posições de alto nível que exigem longas horas ou maior comprometimento. A falta de políticas de apoio, como licença parental compartilhada e serviços de cuidado infantil acessíveis, exacerbam essas disparidades, criando obstáculos adicionais para a igualdade de gênero no trabalho.

No sentido de combater essa desigualdade, o Itaú está fazendo uma grande contribuição para a igualdade de gênero no local de trabalho com sua iniciativa +Mulheres +Liderança. Com 180 vagas exclusivas para mulheres em cargos de liderança, o banco está demonstrando seu compromisso com a diversidade e inclusão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.